E já lá vão dois anos redondos sem campeão nacional de futebol

02 de julho de 2021

Mindelense festejando último título em 2019, no Sal
A+ A-

Acaba de completar dois anos que Cabo Verde conheceu o último campeão nacional de futebol. Foi no dia 01 de junho de 2019… o Mindelense vencia Oásis do Sal, no Estádio Marcelo Leitão, por 3-1 e sagrava-se campeão nacional, época 2018-2019.

Desde então, nunca mais teve novo campeão nacional. Em 2020, não houve competição por causa da pandemia da Covid-19. Este ano, corre-se o risco de, novamente, não haver um campeão nacional de futebol.

Todos os campeonatos regionais estão suspensos e, com a renovação, semana passada, da situação de calamidade em todo o país, as atividades coletivas do desporto vão continuar paralisadas, pelo menos por mais um mês.

Em pleno mês de junho, nenhum campeonato regional ainda teve desfecho. Em algumas regiões, aliás, as provas ainda estavam longe de chegar ao fim quando foram suspensas.

Ora, tendo em conta que, pelo menos até finais deste mês, todas as competições vão continuar suspensas, é muito provável que venhamos a ter mais uma época perdida, sem desfecho dos campeonatos regionais e tampouco do nacional de futebol.

Recentemente, em declarações à RCV antes da renovação da situação de calamidade no país, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol dizia que seria “desastroso” não haver desfecho dos regionais e consequente realização do campeonato nacional.

Mário Semedo expressava o desejo de ver as provas regionais retomadas, mas agora é previsível que venha a ser mais um ano perdido para o desporto cabo-verdiano.

Benvindo Neves, RCV



Artigos Relacionados