Deputado Odaílson Bandeira, do PAICV, pede “redução substancial” das propinas na Uni-CV

18 de fevereiro de 2021

Campus UNICV, Santiago
A+ A-

 

A redução substancial das propinas e taxas na Universidade de Cabo Verde é uma das propostas do deputado do PAICV, Odaílson Bandeira, justificada com a realidade socioeconómica do país e as dificuldades por que passam dezenas de universitários oriundos de Santo Antão que estudam nas ilhas de São Vicente e de Santiago.

 

O deputado Odaílson Bandeira pede ao Estado para aumentar a subsidiação à universidade pública, devido à perda de receitas em consequência da diminuição do valor das propinas.

Odaílson Bandeira mostra-se preocupado com a situação dos estudantes cujas famílias são desprovidas de recursos financeiros e afirma que dezenas de estudantes oriundos de Santo Antão e que se encontram em São Vicente e em Santiago, estão a passar por várias dificuldades.

O deputado desafia os citados universitários a criarem a sua associação, ideia que foi abraçada por Davidson Gomes, que estuda em São Vicente (áudio infra, com Davidson Gomes,estudante).

Para o deputado Odaílson Bandeira, as dificuldades vividas pelos universitários são razõespara que sejam criadas as condições, visando assegurar o acesso justo ao ensino superior, independentemente da ilha de onde o estudante é proveniente.

A instalação efetiva do ensino superior em Santo Antão, com uma unidade funcional e autonomia, é outra reivindicação deixada pelo deputado, na conferência de imprensa de hoje, no Mindelo.


RTC Multimédia
Disponibilização online (Estagiária - com supervisão)



Artigos Relacionados