Sindicato quer a redução da idade de reforma dos marítimos

27 de janeiro de 2021

A+ A-

O Governo vai levar ao Parlamento uma proposta legislativa que estabelece o regime jurídico da operação portuária e do trabalho portuário e da revisão do Regulamento Interno do Trabalho Portuário.

Uma questão para qual o Sindicato de Metalomecânica, Transportes, Turismo e Comunicações quer que os deputados nacionais dêem uma atenção especial, por conter alterações profundas daquilo que tem sido o ambiente laboral nos portos. Um juízo feito pelo Presidente do SIMETEC, Tomaz Aquino, com base no anteprojeto que foi apresentado aos sindicatos pela ENAPOR, para emissão de parecer, em Janeiro de 2018.

A redução da idade de reforma dos marítimos de 65 para 60 anos tem sido uma das grandes batalhas da classe e dos sindicatos. Um assunto que tem andado na berlinda deste de 1994, altura em que, pela primeira vez, o Conselho de Concertação Social deliberou nesse sentido. Os sucessivos governos protelaram a decisão.

Estando o Governo, da IX legislatura, já no final do mandato, o SINETEC espera que este se posicione sobre a matéria, caso contrário irá encetar outras formas de luta para resolução do impasse que já dura há 27 anos.

Reportagem RCV com jornalista JPSantos


Artigos Relacionados