20 de janeiro de 2021
O presidente da Fundação Amilcar Cabral, Pedro Pires, afirma que a celebração do dia dos hérois nacionais deve ser um momento para se reflectir sobre o singificado da data mas também de perspectivar o futuro e como enfrentar os desafios do Cabo Verde de hoje.
Passados 48 anos do assassinato de Amílcar Cabral, o combatente Pedro Pires recorda a data como o momento complicado para a Luta de Libertação Nacional, que no seu entender poderia significar a catástrofe com o desaparecimento do líder histórico do PAIGC.
Pedro Pires defende que só foi possivel ultrapassar porque havia um ideal e os combatentes se uniram a volta do Ideal de Liberdade.
O ex-presidente da República diz que é possivel comparar a crise que o 20 de janeiro de 1973, provocou na altura, com os desafios actuais porque Cabo Verde passa.
Um paralelismo que, segundo diz, nos interpela a fazer uma reflexão sobre os grandes desafios que a situação mundial actual coloca ao arquipélago e como ultrapassa-los.
Pedro Pires falava à imprensa à margem da cerimónia de homenagem às personalidades que contribuiram para a diuvulgação do pensamento de Amilcar Cabral, no quadro das comemorações do dia dos Heróis Nacionais.
Carla Lima / RCV
Programação