Trata-se de um encontro internacional da juventude que reúne jovens da CEDEAO e da CPLP para debater os principais problemas que os afetam a África e o mundo.
O Ministro das Relações Exteriores brasileiro dá início a série de visitas a países da África Ocidental, como Cabo Verde, Senegal, Nigéria e Angola com o intuito de debater temas relacionados com a defesa, segurança, comércio e investimento.
Segundo o vice-presidente do partido, Felisberto Semedo, a recolha já terminou e agora estão na fase de validação das mesmas junto da comissão de recenseamento.
O militante e deputado do PAICV José Sanches, que num passado recente anunciou a intenção de disputar a liderança do seu partido, comunicou ontem que não vai apresentar candidatura para não legitimar um processo que considera viciado.
O Presidente da República do Senegal Maky Sall defende que Cabo Verde e o Senegal podem transformar a distância que os separa numa grande ponte para que possam tirar proveito das oportunidades do mercado único em África.
O dossier de candidatura foi entregue ontem pelo seu mandatário nacional João Baptista Pereira, à Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização.
A medida acaba de ser aprovada na reunião do Conselho de Ministros que também decidiu alterar o regime jurídico de privatização da Cabo Verde Airlines nomeadamente os 10%.
A bancada do MpD na Assembleia Municipal da desmentiu as informações veiculadas pelo líder da Bancada do PAICV, Vladimir Silves Ferreira, de que são 20 documentos exigidos para o concurso Casa para Todos de Classe A.
O Partido Popular esteve este final de semana na Ilha do Maio para fazer a recolha de assinatura com vista à alteração da Lei que define e estabelece os crimes de responsabilização dos titulares de cargos políticos.
De acordo com Vladimir Silves Ferreira, líder da bancada, em conferência de imprensa, a quantidade e os custos dos documentos exigidos, 20 ao todo, para o concurso são inacessíveis à grande maioria do público interessado.
Durante o encontro e segundo o responsável máximo do Parlamento, foram abordados assuntos ligados à visita que o ministro dos negócios estrangeiros chinês efectuará ao nosso país, como passadas em revista questões ligadas à cooperação e obras que o gigante asiático realiza em Cabo Verde.
Cabo Verde marca presença na segunda edição da conferência económica do mercado da CPLP a ter lugar no Porto, amanhã, dia 3, com uma delegação encabeçada pelo chefe máximo da assembleia nacional na qualidade de qualidade Presidente em exercício da assembleia parlamentar da comunidade dos países de língua portuguesa.
Esta acusação de Rui Semedo foi feita no retomar dos trabalhos na sessão parlamentar, para a discussão e votação na generalidade, na Assembleia Nacional, da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2020.
A Juventude do PAICV, JPAI, através do seu Presidente Fidel Cardoso, convocou a imprensa para apresentar a leitura que a organização faz do orçamento de Estado para o próximo ano.
Ulisses Correia e Silva esteve no parlamento para o debate sobre a juventude, qualificação e emprego, considerou positivo o debate, na medida em que pôde explicar as políticas do seu Governo para o setor.
No debate sobre juventude, qualificação e emprego, na Assembleia Nacional, a Presidente do PAICV lembrou os feitos do Governo anterior para garantir um sistema eficaz de formação profissional e emprego, fazendo um contraponto com a ação do atual Governo no mesmo domínio.
E é esta a via que o Governo está a seguir, segundo o Primeiro-ministro no seu discurso na abertura do debate sobre juventude, qualificação e emprego.
O Presidente da UCID, António Monteiro, acompanhado pela deputada Dora Pires, foi à Presidência da República manifestar ao Chefe de Estado a sua discordância em relação à novel lei da paridade e suas preocupações em relação aos transportes marítimos.
Os eleitos do PAICV votaram contra por, justifica o líder da bancada, Vladimir Silves Ferreira, este rectificativo ser a prova de que a Câmara não cumpriu os objetivos a que se propôs.
A Câmara Municipal de São Domingos considera de falsas a considerações da bancada do PAICV sobre a situação do pré-escolar no município e acusa os eleitos da oposição de terem feitos visitas clandestinas às estruturas e de não procurar as informações nos locais apropriados.
A preparação das eleições diretas do Presidente do Partido e a organização do congresso foram os assuntos da reunião descentralizada da Comissão Política Regional do PAICV de Santiago Sul realizada em Achadinha.
A segurança pública e as 14 medidas do Governo para combater a criminalidade; Os estágios profissionais e o combate à corrupção no país.
São as prioridades de Alcides Graça, reeleito ontem Presidente da Comissão Política Regional do PAICV na ilha.
O Embaixador dos Estados Unidos da America, iniciou a sua visita oficial à ilha de São Nicolau onde reuniu se no final do dia com a populacão da cidade da Ribeira Brava e cidadãos Norte Americanos residentes naquele municipio.
A sub-região da CEDEAO enfrenta múltiplos desafios em termos de segurança e os dirigentes estão cientes deste facto e trabalham para coordenar as ações e reforçar a segurança nacional e coletiva.
Apelo a renovação democrática como um dos caminhos para fazer face a atual crise global de valores e de desrespeito dos direitos humanos é o que mais se ouviu na sessão de abertura do 41º Fórum dos Parlamentares para Ação Global, que decorre na Praia.
Um acordo chapéu que depois abrirá a possibilidade de aprofundamento dos acordos bilaterais de mobilidade entre os Estados lusófonos.
A garantia é do ministro dos Negócios Estrangeiros que avançou que em Janeiro terá um encontro com autoridades britanicas para conretização do acordo nesse sentido.
Em reação às declarações da JPAI divulgadas na RCV que dava que conta de jovens em Santiago Norte sem acesso ao ensino Superior, a JPD convocou a imprensa para refutar as declarações da agremiação juvenil adversária.
A realização no país, a partir de hoje, do quadragésimo primeiro fórum dos Parlamentares para a Ação Global é o reconhecimento da estabilidade social e do funcionamento da democracia em Cabo Verde.
No programa Directo ao Ponto da RCV, ao abordar o relatório do tribunal de contas sobre o fundo do Ambiente, o parlamentar disse que a questão voltou à baila devido o aproximar das eleições autárquicas.
Ontem à tarde os deputados encontraram-se com o Presidente da câmara municipal de São Vicente, e visitaram a Frescomar.
É deste modo que o Secretário-geral do partido reage ao relatório do Tribunal de Contas, que aponta para a existência de irregularidades na gestão do fundo durante os anos 2012, 2013 e 2014.
A Reunião do Comité África da Internacional Socialista terminou, na cidade Velha, com o compromisso de trabalhar para uma África mais democrática e aberta ao mundo e ao multilateralismo.
Debater a liberdade e as ameças que hoje aconetce em todo mundo foi o próposito do encontro.
A antecipação para 22 de Dezembro das diretas para a eleição do Presidente do PAICV causa estranheza à candidatura de José Manuel Sanches e pode conduzir a uma elevada taxa de abstenção.
Cabo Verde acolhe a Reunião do Comité África da Internacional Socialista que analisa, dentre outros temas da atualidade, o “Reforço da Democracia e das Instituições Democráticas em África”.
O Secretário-geral da Internacional Socialista afirmou que todos os partidos integrantes da organização devem estar na vanguarda da luta pelos direitos e liberdade dos cidadãos.
Os últimos acontecimentos no domínio da criminalidade urbana, nas últimas semanas, motivaram uma declaração política da bancada parlamentar do PAICV na Assembleia Nacional.
Os recentes casos de violência e morte que tem vindo a acontecer na cidade da Praia é para o Ministro de Estado e dos Assuntos Parlamentares uma situação episódica, localizada e amplificada nas redes sociais com recursos a notícias falsas.
Apesar de não avançar data para a sua concretização, o ministro realçou que o setor da energia em Cabo Verde é atrativo, pelo que está confiante no processo de privatizaçáo da empresa.
Esta é uma das afirmações do ministro Agricultura e Ambiente durante o debate na casa parlamentar com os deputados.
Um dos pilares do Campus do Mar institucionalizado pelo Conselho de Ministros.
Os deputados vão discutir, na generalidade, esta proposta que estipula que as contas públicas, a execução orçamental e a evolução da dívida pública passem a ser avaliadas por um conselho.
Com a renúncia do Presidente Evo Morales instalou-se o caos naquele país.
O PAICV vai, durante a sessão plenária que começa hoje, primar para que o caráter independente do Conselho de Finanças Públicas seja garantido, e exigir ao Governo medidas concretas e urgentes para fazer face ao mau ano agrícola.
A reunião foi presidida pelo Primeiro-Ministro, com a participação do Ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, da Ministra da Justiça e Trabalho, do Ministro da Administração Interna, do Presidente da Câmara Municipal da Praia, do Procurador-geral da República, do Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, do Conselheiro da Segurança Nacional, do Diretor do Sistema de Informação da República, do Diretor Nacional da Polícia Nacional, do Diretor da Polícia Judiciária e do Inspetor Geral do IGAE.
No final, o porta-voz da reunião, Manuel Inocêncio Sousa, acusou o Governo de incapacidade para resolver os problemas de insegurança, ao mesmo que o desafiou para um diálogo com a oposição sobre o tema.
A reivindicação foi feita numa conferência de imprensa de balanço da visita de círculo dos deputados mindelenses, período no qual constataram que não há crescimento económico na ilha e que o desemprego continua a aumentar.
Já o décimo sexto congresso fica marcado para os dias 31 de Janeiro, 1 e 2 de Fevereiro de 2020.
A constatação é dos deputados do MpD por Santiago Sul, Manuel da Moura e Manuel Lopes, que asseguram entretanto, que está para breve a assinatura de protocolos entre o Governo e as câmaras municipais no que toca a implementação de medidas de mitigação da seca.
Nílton Silva diz ter uma equipa composta por pessoas comprometidas com o PAICV e com disponibilidade para trabalhar para o partido.
Um encontro realizado no Município de São Salvador do Mundo, ilha de Santiago.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, reitera que Cabo Verde reconhece o governo de Aristides Gomes.
Jimmy Pereira, que concorreu pela segunda vez ao cargo de Presidente da câmara, obteve pouco mais de 40 por cento dos votos no universo de pouco mais de 54 mil eleitores.
Falando sobre os recentes homicídios ocorridos na capital do país, Jorge Santos, admitiu ter discutido a situação da segurança nacional com o Presidente Jorge Carlos Fonseca.
A cidade da Praia vai receber de 21 a 22 de Novembro o quadragésimo primeiro Fórum Mundial da ação dos parlamentares globais que deverá contar com 180 convidados que inclui parlamentares e responsáveis políticos de países africanos, europeus, asiáticos e do continente americano.
De acordo com a nova legislaçao, o património protegido poderá ser detido por privados.
O encontro entre Ulisses Correia e Silva e o seu homólogo italiano, foi o ponto alto da visita do Chefe do Governo cabo-verdiano à Italia.
A informação foi avançada pelo ministro de Estado e da Presidência do Conselho de Ministros que explicou que esta medida visa dar conteúdo aos parques tecnológicos, com isenção de impostos e beneifcios fiscais àqueles que investem em tecnologia.
É uma das decisões tomadas no passado fim-de-semana pela Direção Nacional.
Alcides Graça, que é candidato à sua própria sucessão, diz que é o reforço da coesão interna do partido mas, com respeito pela diferença.
Luís Filipe Tavares classifica de grave a situação e diz esperar que os protagonistas saibam colocar os interesses da Guiné-bissau em primeiro lugar.
Ulisses Correia e Silva reconheceu o trabalho feito pela embaixada no sentido de estar mais próxima da comunidade e de melhorar os serviços prestados aos cabo-verdianos.
Ulisses Correia e Silva leva na agenda encontros com o Presidente da Câmara de Racconigi, de entre outras individualidades italianas.
Jorge carlos Fonseca afirma que foram dois dias de visita intensa e que pôde mais uma vez estar com as pessoas de diversas localidades e que foi possível, in loco, auscultar as inquietações que no seu entender não são as mesmas de outrora.
Um acordo que segundo o Presidente da Bancada Parlamentar do MPLA, António Cuanonoca, demonstra o interesse de ambos os partidos em revalorizar e levar a outros patamares as relações já existentes e que remontam desde a luta da libertação nacional.
O PAICV acusou o Governo de ineficácia na área do ambiente de negócios, levando o país a quedas consecutivas nos principais rankings mundiais de competitividade e a perder o campeonato do doing business, dificultando, assim, a atracão de investimento privado e estrangeiro.
O grupo Parlamentar do MpD classifica de vitória para a política externa cabo-verdiana o mandato que a Comissão Europeia recebeu do Conselho Europeu para negociar com Cabo Verde a simplificação da atribuição de vistos de curta duração para cidadãos cabo-verdianos.
Janine Lelís, que falava durante o debate do estado da Justiça apontou o trabalho que o executivo tem desenvolvido nos últimos anos para melhores o setor.
É desta intenção que o Presidente da bancada parlamentar do MPLA, António Cuanonoca, deu conta ao Presidente da Assembleia, Jorge Santos.
Um debate balizado pelos relatórios dos Conselhos Superiores da Magistratura Judicial e do Ministério Público.
Ao abrir o debate mensal no Parlamento, sobre os desafios de Cabo Verde face às mudanças climáticas, Ulisses Correia e Silva garantiu, que o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável está alinhado com os compromissos internacionais, como a Agenda Global 2030, a Agenda 2063 da União Africana, a Samoa Pathway dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento e o Acordo Climático de Paris.
Fê-lo esta manhã, no Parlamento, durante o debate sobre os desafios de Cabo Verde face aos efeitos climáticos e desafios externos.
O candidato do à liderança do PAICV, José Sanches insurgiu-se contra a direção do partido, que segundo ele tem dificultado à sua candidatura o acesso à base de dados dos Militantes.
Os desafios de Cabo Verde face às alterações climáticas e aos choques externos é o tema escolhido pelo MpD.
À mesma hora e também no Palácio da Assembleia Nacional, o deputado José Manuel Sanches, candidato já assumido ao cargo de Presidente do PAICV, também fala à imprensa.
O Partido Popular considera que os munícipes do Palmarejo é que saíram a perder com a decisão do Tribunal Constitucional que deu razão à Camara Municipal da Praia quanto às obras que vão edificar um centro comercial na praça local.
Coube ao líder da bancada, Rui Semedo, a primeira intervenção, durante a qual acusou o Governo de querer substituir-se ao Parlamento, subvertendo as regras da democracia.
Um encontro que serviu para se queixarem daquilo que dizem ser as más condições do centro de diálise do hospital.
Uma delegação do parlamento da CEDEAO chefiada pelo seu Presidente Mosutapha Cissé Lo encontra-se em Cabo Verde onde endereçou uma mensagem de condolências ao Governo pelo falecimento do Ministro-adjunto do Primeiro-ministro e para integração regional Júlio Herbert.
o Conselho da União Europeia deu luz verde à Comissão Europeia para negociar com o Governo uma simplificação na atribuição de vistos de curta duração para os cabo-verdianos.
É a conclusão a que chegaram os deputados do MpD eleitos pelo círculo de São Vicente no final da visita efetuada com o setor da justiça em destaque, tendo em conta o debate da próxima semana no parlamento.
Este é o retrato que a União Cabo-verdiana Independente e Democrática leva para o debate sobre o estado da justiça, que acontece na próxima semana.
No final de uma visita de uma semana à ilha, os parlamentares dizem ter constatado uma situação difícil em que vivem as famílias, muito por causa também da falta de ligação marítima de e para Fogo.
A denúncia é do deputado nacional eleito pelo PAICV, Clovis Silva, após uma visita à ilha das flores.
O Presidente da República desloca-se hoje à russia onde irá participar na primeira cimeira Rússia-África, a convite dos seus homólogos Vladimir Putin e Abdel Fattah Al-Sisi, presidente em exercício da união africana.
Segundo Rui Semedo, o Governo tem de intervir já, antes que seja tarde demais.
No âmbito da preparação do debate sobre a situação da Justiça em Cabo Verde, os deputados do grupo parlamentar do Movimento para a Democracia realizaram visitas a diversas Instituições ligadas ao setor.
A Presidente do PAICV esteve durante dois dias na ilha de Santo Antão e concluiu que a ilha está estagnada e que a população está a passar por várias dificuldades.
A afirmação é do presidente da Assembleia Nacional que terminou uma visita de quatro dias a Santo Antão.
O Presidente da República acaba de promulgar o ato legislativo que cria e regula o apoio ao retorno voluntário aos cidadãos estrangeiros que desejem regressar aos seus países de origem.
O documento, no valor de 530 mil contos, foi aprovado com 12 votos a favor do MpD e 4 contra do PAICV.
O aumento da insegurança deve-se à falta de políticas nas áreas sociais, e Carlos Tavares responsabiliza o Governo e as câmaras municipais da região santiago Sul pela situação reinante.
O Edil da Praia anunciou, na inauguração das obras de calcetamento em Achadinha Meio, que a Câmara Municipal da Praia está com uma série de obras estruturantes para concluir e outras para arrancar em breve.
Á margem do fórum nacional da juventude, em São Vicente, o ministro de Estado, Fernando Elísio Freire, efetuou uma série de visitas nomeadamente ao projeto WEBLAB na Escola Industrial e Comercial do Mindelo, Associação Pedra Rolada bem como ao Centro de protagonismo juvenil de Fernando Pó em Ribeira de Craquinha
O diagnóstico é do membro do Secretariado Nacional do PAICV, paula Moeda, feito em conferencia de imprensa.
Ou seja, que deixemos as lamentações e promovamos as soluções, apelo foi feito na abertura do painel “Juventude Africana: Perspectivas e Oportunidades”.
Mais do que anuncios de investimentos é preciso mostrar que estes investimentos se traduzem em resultados na melhoria do acesso à justiça e maior segurança no país.
O orçado está em 73 mil milhões de escudos e foi entregue esta semana ao Presidente da Assembleia Nacional.
© RTC 2009-2019 Todos os direitos reservados. Concepção e Desenvolvimento: Núcleo Multimédia RTC