Comunicadores - Marcos Fonseca

  • Marcos Fonseca

Marcos Aurélio Fonseca da Cruz, Jornalista, formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil, em 2000.

Começou na Comunicação Social, no Brasil onde foi cursar. Por iniciativa própria, fazia matérias e publicava no jornal "A Semana". Enquanto estudava, numa das férias, apresentou na RCV, o programa “Hora do Estudante”. Antes de ir para o Brasil, fazia um jornal de parede “Don Balón”.

Em Novembro de 2001, já em Cabo Verde, trabalhou no jornal "A Semana", depois mudou-se para a Rádio Praia FM e, de lá, foi transferido para a Rádio Morabeza em São Vicente, onde passou cinco anos e foi o responsável pela implementação do jornalismo, para além de desempenhar as funções de Coordenador e Director da Estação.

Em 2004, teve uma experiência internacional no jornal brasileiro "Folha de São Paulo", onde esteve dois meses na redacção num intercâmbio com profissionais deste conceituado veículo. Publicou uma reportagem no caderno internacional (Mundo) e colaborou em duas matérias de economia (Dinheiro).

Ainda, em Cabo Verde, publicou matérias nos jornais "O Cidadão", "O Liberal Online", "Jornal de Cabo Verde" e "A Nação". Aproveitando a formação e experiência acumulada ao longo dos anos, criou o jornal "Nha Terra Online" (www.nhaterra.com.cv).

Entrou para a RCV há dois meses, integra a equipa do "Primeiro Jornal" e apresenta a "Síntese das Nove". Colabora com o "Núcleo Desportivo", às segundas-feiras apresenta "Krioulos" pelo Mundo, onde fala do desempenho dos desportistas cabo-verdianos e descendentes. Ainda, às quartas-feiras, apresenta uma Crónica Desportiva.

Extra profissional, há quase duas décadas que faz trabalho social voluntário, no Corinthians de São Vicente, na Casa do Brasil de Cabo Verde, associação que sou um dos fundadores, entre outros.


Dia de aniversário: 03 de Outubro
Lugar Nascimento: Mindelo - São Vicente.
Residência actual: Palmarejo – Praia.
Interesses: Desportivo, Social, Económico.
Filme(s) favorito(s): Testamento do Sr. Napomuceno e Tropa de Elite.
Livro(s) favorito(s): "Chiquinho" de Baltazar Lopes da Silva.
Programa(s) TV favorito(s): Jornal Nacional, TV Xuxa, Telenovelas (TV Globo).
Citação Favorita: "Um esperto é aquele que conta com a esperteza do outro" - Filomena Martins, melhor professora do mundo.
Hobbies: Torcer pelo Corinthians, cerveja bem gelada, pagode.

Comentários

Pesquisar