Notícias

AfroBasket 2021: Mané Trovoada acredita que Edy poderá integrar a selecção caso Cabo Verde consiga qualificar-se


23 Nov 2020 Desporto

Sempre que a Selecção Nacional de Basquetebol tem compromisso, os cabo-verdianos perguntam se gigante maiense Edy Tavares, do Real Madrid, vai representar Cabo Verde?

A RCV colocou a questão ao seleccionador nacional, Emanuel Trovoada.

“Aí sim, porquê? Porque o Afrobasket é jogado quando as competições estão paradas. O problema de o Edy não poder vir nesta fase é que a Euroliga - onde estão o Real Madrid e o Edy - está em guerra directa com a FIBA. Então, a Euroliga emitiu um documento em que todos os jogadores que estão nessa competição não podem jogar nos torneios FIBA durante a competição.”

Mané Trovoada diz que Edy tem sido um espelho para os jogadores cabo-verdianos e até tem brigado com o próprio clube para poder estar na selecção.

“Nas férias, como estará tudo parado, ele de certeza poderá vir dar o contributo. Ele, melhor que ninguém, tem sido um espelho, Edy tem sido fundamental na mensagem que transmite aos colegas, na briga que faz com o próprio clube. No ano passado, os colegas conseguiram representar as suas selecções e o que ele queria é que conseguíssemos estar na janela. E agora que nós estamos na janela que permite que ele possa vir, a Euroliga resolveu ter ali uma guerra com a FIBA e os jogadores é que pagam,” disse o seleccionador.

Edy Tavares continua em grande no Real Madrid. Este domingo, 22, os madrilenos receberam e venceram Baxi Manresa por 100 – 78, em jogo da 11ª jornada da liga Endesa, o principal campeonato de basquetebol espanhol. Edy Tavares fez mais um bom jogo, com um duplo-duplo de 11 pontos e 10 ressaltos.

A partida marcou a despedida da figura maior do Real Madrid, o argentino Fagundo Campazzo que vai agora jogar na NBA. Campazzo era, aliás, um grande aliado de Edy Tavares no ataque do Real Madrid e vai, decerto, fazer muita falta ao cabo-verdiano.

O real é líder destacado do campeonato espanhol de Basquetebol com 11 vitórias em 11 jogos. Iberostar Tenerife é segundo e Barcelona terceiro.

Marcos Fonseca / Benvindo Neves


Declarações de Mané Trovoada



Relacionados

Comentários