Notícias

FAO e o Ministério da Agricultura e Ambiente promovem ação de capacitação para implementação do projecto Caixa de Resiliência


10 Nov 2020 Economia

A FAO e o Ministério da Agricultura e Ambiente estão a capacitar, desde ontem até 13 próximo, gestores e facilitadores da tutela e outros parceiros, visando a implementação do projecto Caixa de Resiliência, dirigido a pequenos agro-pastores vulneráveis na ilha de Santiago.

O objectivo é permitir a esses facilitadores, organizados em 10 campos – escola com cerca de 30 pessoas cada, promover a resiliência desses produtores, com base numa abordagem que junta acesso ao crédito e poupança mútua, assistência técnica e organização social.

A ação de capacitação baseia-se na metodologia AVEC, que significa Associação de Camponeses Virada para a Poupança Mútua, como meio de garantia para acesso a Crédito, e insere-se no projeto da FAO "Reforço da resiliência dos agro-pastores vulneráveis na Ilha de Santiago através da abordagem de Caixa de Resiliência". Participam no workshop, que é ministrado até dia 13 próximo, via online, além dos facilitadores, técnicos nacionais e internacionais, incluindo do clube dimitri em Roma e do Mali, Senegal e Burkina Faso, entre outros países africanos, onde o projecto já foi implementado, totalizando cerca de 35 pessoas.

O objectivo do projecto é, como diz o nome, fortalecer a resiliência dos meios de subsistência dos pequenos agro-pastores com o diferencial, explica Kátia Neves, de ser uma abordagem holística baseada em três pilares: técnico-produtivo, social e financeiro.

Cândido Fortes / RCV


Reportagem RCV com jornalista Cândido Fortes



Relacionados

Comentários