Notícias

CV junta-se a outros pequenos estados insulares para comprar medicamentos no mercado internacional


29 Set 2020 Saúde

Cabo Verde junta-se a outros pequenos Estados insulares e parcialmente insulares africanos para passarem a agir em conjunto, no mercado internacional, na compra de medicamentos, o que lhes permitirá, com o aumento, por essa via, da escala das importações, obter melhores preços e condições de aquisição.

O grupo agora criado inclui, além de Cabo Verde, as Comores, a Guiné-Bissau, Madagáscar, as Maurícias, São Tomé e Príncipe e as Seychelles, que têm em comum populações reduzidas e mercados subs-dimensionados, daí as vantagens de se associarem para criar um mercado comum mais atractivo para os fornecedores.

 

Outro objectivo dessa parceria passa por criar sinergias para o desenvolvimento das indústrias farmacêuticas nesses países, como indicou hoje o Ministro da Saúde de Cabo Verde, Arlindo do Rosário, após a assinatura do acordo, que decorreu através de plataformas online, recordando que Cabo Verde tem já uma capacidade de produção aproveitável.

 

“Cabo Verde já tem uma indústria farmacêutica instalada e certificada internacionalmente, isso é um factor importante de garantia de qualidade e de segurança dos produtos que fabricamos”, pontuou o governante, para quem se está a abrir “um espaço importante” de cooperação e de negócios para todo o grupo mas, também, especificamente, para Cabo Verde.

 

Esta iniciativa conjunta dos pequenos Estados insulares já vinha sendo trabalhada desde 2017, e conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde. Os países devem estabelecer um programa de aquisições, que será controlado por um secretariado sediado, temporariamente, na OMS.

 

Depois de algum tempo de teste a essa experiência, o secretariado passará a ser rotativo e coadjuvado por uma comissão que se ocupará das aquisições e outra, de carácter técnico, que avaliará a qualidade e segurança dos medicamentos.

 

Fonte: RCV/Emerson Pimentel

Edição Multimédia: Orlando Rodrigues

Comentários

Pesquisar