Notícias

Índia oferece a Cabo Verde medicamentos para combater a Covid-19


29 Set 2020 Saúde

Cabo Verde recebeu hoje, da Índia, um donativo de sete toneladas de medicamentos, entre os quais compostos de Cloroquina e de Azitromicina, utilizados no tratamento de doentes com covid-19.

A entrega do donativo foi feita pela consulesa honorária da Índia em Cabo Verde, Helena Delgado, para quem essa doação é o reflexo da solidariedade desse país asiático para com Cabo Verde na sequência da política definida de apoiar a todos, enquanto o mundo luta contra a pandemia de covid-19.

“A doação inclui mais de sete mil quilos de medicamentos de alta qualidade fabricados na Índia e aprovados pelas directrizes da OMS e também mediante conformidade com os regulamentos de Cabo Verde. A pandemia vem mostrando que a indústria farmacêutica da Índia é um activo não apenas para a Índia, mas para o mundo inteiro”, anotou.

A consulesa frisou que do zero a Índia tornou-se no número dois no mundo em termos de fabricação de equipamentos de protecção individual, tendo a capacidade em número de testes de covid-19 aumentado de números insignificantes para mais de um milhão de testes por dia.

“A taxa de recuperação de pacientes da covid-19 no país ultrapassou 83% e a taxa de letalidade também continua apresentando declínio constante e até agora está em 1,7%”, precisou Helena Delgado, acrescentando que de apenas um laboratório em Janeiro deste ano, o país tem hoje 1.550 laboratórios.

Acrescentou ainda que há três vacinas indianas entre as candidatas em vários estágios de testes em todo mundo, para mostrar o aumento da capacidade desse país, que quer apoiar todos os países com os quais tem boas relações nessa luta contra a covid-19.

Em nome do Governo de Cabo Verde, o director do Gabinete para Assuntos Farmacêuticos, Bruno Santos, agradeceu o gesto da Índia, afirmando que essa doação chegou em boa hora.

“São sete toneladas de medicamentos desde os microbianos e anti-inflamatórios que são medicamentos que estamos a usar, neste momento, para fazer o combate aos sintomas da covid-19, pelo que o Ministério da Saúde quer agradecer esse gesto”, disse Bruno Santos.

Os medicamentos, segundo aquele responsável, vão ser distribuídos a todas as estruturas de saúde do país (hospitais e centros de saúde).

A parceria entre a Índia e Cabo Verde estende-se a várias áreas, com destaque para educação com a disponibilização de bolsas de estudos anuais a estudantes cabo-verdianos.

Com INFORPRESS

Comentários

Pesquisar