Notícias

Luís F. Tavares garante que nem a Covid19 irá atrasar o projecto de mobilidade de Cabo Verde para a CPLP, com ratificação prevista para Julho de 2021


29 Set 2020 Política

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, garantiu hoje que já está pronto e consensualizado o acordo para a mobilidade, visando a livre circulação entre os países da CPLP, objectivo cuja concretização constituiu uma das grandes promessas de Cabo Verde quando assumiu a presidência da comunidade, assim como é um dos grandes anseios dos cidadãos desses países.

“Já está consensualizado, tive a oportunidade de, sobre isso, trocar impressões com todos os ministros e representantes dos Estados membros da CPLP. Nós agora vamos ter, em Dezembro, um Conselho de Ministros extraordinário, para aprovarmos o documento definitivo que, na cimeira de Luanda, que terá lugar em Julho de 2021, será apreciado e ratificado pelos chefes de Estado e de Governo”, declarou o governante.

Luís Filipe Tavares falava à imprensa depois de presidir, hoje, em formato teleconferência, ao Conselho de Ministros da CPLP, à margem da 75ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral da ONU.

O encontro virtual serviu para a discussão de vários outros assuntos entre os ministros das relações exteriores da Comunidade dos Povos de Língua Portuguesa, nomeadamente a situação porque passa cada país no que respeita à pandemia de Covid19, e como cada governo está a combater a crise.

“Tem havido uma grande solidariedade entre os Estados membros da CPLP. Temos articulado as nossas medidas de políticas e temos informado, uns aos outros, sobre o que de melhor cada um está a fazer. A partilha de informações e a troca de experiências é muito importante para podermos combater eficazmente a pandemia”, considerou Luís Filipe Tavares.

Aliás, a propósito desta matéria, o Ministro dos Negócios Estrangeiros assegurou que, nem mesmo a Covid19 irá atrasar a mobilidade na CPLP.

Fonte: RCV

Edição Multimédia: Orlando Rodrigues

Comentários

Pesquisar