Notícias

Abraão Vicente anuncia criação do Museu da Cidade de Mindelo, no edifício de réplica da Torre de Belém


25 Set 2020 Cultura

A ilha de São Vicente vai ter um novo espaço de preservação e descrição da sua história, cultura e vida económica e social, com a criação para breve e hoje anunciada pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, do “Museu da Cidade de Mindelo”.

O novo estabelecimento vai funcionar no edifício da Réplica da Torre de Belém, que desde a sua recuperação física, há vários anos, não tem tido uma utilização sistemática e consentânea com a sua história, que se confunde com a da ilha e da cidade do Porto Grande, a mais voltada para o mar Cabo Verde.

 

“O museu vai contar a história da cidade, da baía e da fundação de Mindelo e vai homenagear as grandes figuras locais da cultura, do carnaval, da política e da sociedade civil. Teremos também o Núcleo do Mar, que contará a história e o papel do Porto Grande no desenvolvimento da cidade, o que quer dizer que a narrativa não estará centrada no mar, mas sim na cidade de Mindelo”, explicou Abraão Vicente.  

 

O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas adiantou que um dos objectivos é enaltecer o papel da cidade de Mindelo no contexto do país, “valorizando o contributo de São Vicente para a criação de uma identidade nacional, e do que é hoje a identidade cabo-verdiana”

 

Abraão Vicente indicou que o espólio para Museu da Cidade está a ser pensado e trabalhado, e a ser definida a sua narrativa. Parte desse conteúdo vai estar nas ruas de Mindelo, adiantou, com a criação e a valorização de conjunto de monumentos públicos.

 

“Monumentos e edifícios, estátuas e outros elementos que fazem a geo-referenciação da cidade para que as pessoas, ao visitarem o museu, também possam ser interpelados a visitar os restantes pontos de interesse”, de acordo com a perspectiva de Abraão Vicente.

 

O futuro Museu da Cidade de Mindelo e a abertura, prevista para Janeiro próximo, do espaço remodelado do Centro Nacional de Artesanato e Design (CNAD) - voltado para a arte contemporânea - vão contribuir grandemente para o incentivo do turismo cultural na ilha, de acordo com o governante.

 

Abraão Vicente recordou que já está pronto o busto em bronze de Manuel D´Novas, o grande compositor mindelense de origem santantonense, que irá ser colocado na praceta ao lado da residência do artista, e anunciou que a estátua do músico Luís Morais já foi encomendada, devendo seguir-se a do grande intérprete da morna e da coladeira, Bana.

Fonte: RCV/Estrides Lima

Edição Multimédia: Orlando Rodrigues

Comentários

Pesquisar