Notícias

Cabo Verde prepara estudo para conhecer a sequência genética do coronavírus que circula no país


23 Set 2020 Saúde

As autoridades cabo-verdianas já estão a preparar as condições para conhecerem a natureza do Coronavírus que está a circular em Cabo Verde desde o início da epidemia, soube-se ontem, num dia em que o país registou 56 novos casos de Covid19, elevando o total acumulado para 5337.

De acordo com a Presidente do Instituto Nacional de Saúde Publica (INSP), Maria de a Luz Lima

trata-se de um passo importante para o combate à doença, sendo determinante conhecer esses dados.

 

“Estamos a trabalhar neste momento com institutos congéneres numa investigação destinada a fazer a sequenciação genética do vírus que está a circular em Cabo Verde, de forma a conhecermos a sua origem e toda a sua evolução desde que entrou no nosso país”, esclareceu aquela responsável.

 

Um outro estudo em preparação, desta feita anunciado pelo Director Nacional da Saúde (DNS), Artur Correia, tem a ver com a letalidade da doença e a forma como interage, em termos de letalidade, com as estatísticas da saúde pública no país.

 

“Nós vamos fazer um estudo para determinar até que ponto a Covid19 contribuiu para o número de óbitos no país. Estamos a preparar os dados para sabermos se, de facto, o número de óbitos aumentou, por causa da Covid19, ou não”, garantiu Artur Correia.

 

Fonte: RCV/Levi Salomão

Edição: Orlando Rodrigues

Comentários

Pesquisar