Notícias

São Vicente: problemas na ETAR compromete agricultura no perímetro de Txon de Holanda


Parcela agrícola em Tchon de Holanda. TCV, 2017
21 Set 2020 Sociedade

Inundação da estação de distribuição de água para rega na ETAR de São Vicente está a comprometer o desenvolvimento de culturas no perímetro agrícola de Txon de Holanda.

A paralisação desse sistema da estação de tratamento de águas residuais da Ribeira de Vinha foi provocada pela água das chuvas e desde a passada terça-feira os agricultores aguardam pela operacionalização do sistema, demora que pode ser fatal para a produção em viveiros.

O presidente da associação dos agricultores de Txon de Holanda diz que estão parados há uma semana.
João Monteiro, mais conhecido por Djunga, garante que a Câmara Municipal de São Vicente tem conhecimento da situação.

A vereadora do ambiente e saneamento, que tutela a Etar, diz que os equipamentos não foram queimados porque sequer foram ligados porque ficaram debaixo de água depois das chuvas.

Carla Monteiro diz que a estação de bombagem de água para a rega vai ser limpa brevemente e isso só não foi feito antes devido ao volume de ocorrências que tiveram que dar resposta depois das chuvas de 12 a 14 deste mês.

No perímetro agrícola de Txon de Holanda trabalham 94 agricultores. Muitos estar a trabalhar com os viveiros de cebola e por isso dizem precisar regar com urgência sob pena de perderem as plantações.

Oiça a reportagem RCV:

José Leite, RCV
Editado por Benvindo Neves


Reportagem RCV com jornalista José Leite

Comentários

Pesquisar