Notícias

Tubarões Azuis preparam eliminatórias da CAN defrontando amigáveis com Andorra e G. Conacri, em Outubro


Bubista: Seleccionador Nacional (Foto Orlando Rodrigues)
18 Set 2020 Desporto

A Selecção Nacional de Futebol defronta, no dia 10 de Outubro, a sua congénere da Guiné Conacri, em mais um jogo de preparação para as eliminatórias da CAN 2022, cuja fase final se disputará nos Camarões. Três dias antes, no dia 07 de Outubro, Cabo Verde enfrenta, também num jogo de carácter particular, a equipa nacional de Andorra, no Estádio Nacional daquele principado independente, situado entre França e  Espanha.

Os Tubarões Azuis aproveitam, assim, mais uma data FIFA, depois de a Confederação Africana de Futebol (CAF), ter definido o período de 05 a 13 de Outubro para os jogos amigáveis entre selecções do continente.

 

O objectivo, além da preparação e do apuramento de detalhes tácticos, também preconiza estreitar os laços e o conhecimento entre a equipa técnica e os jogadores, e entre os futebolistas entre si, vindos de diversas procedências e realidades em termos de campeonatos e competições, segundo o seleccionador nacional, Pedro Leitão, conhecido por Bubista no meio futebolístico.

 

“É a primeira vez que nos vamos encontrar [esta é a primeira convocatória do técnico Bubista enquanto seleccionador nacional], e o mais importante é conhecer o grupo e transmitir as nossas ideias, além de fortalecer o espírito do colectivo”, explicou o responsável da selecção nacional, indicando que, “só assim, se poderão potenciar as vantagens técnicas e a qualidade dos seleccionados”.

 

As duas partidas em perspectiva serão bastante benéficas para a preparação dos Tubarões Azuis, uma vez que, na óptica de Bubista, estarão a enfrentar equipas com níveis e estilos de jogo diferentes, podendo tirar ilações úteis para quando enfrentarem adversários com as características de Andorra e da Guiné Conacri.

 

“A Guiné Conacri é uma selecção de grande dimensão, superior a Cabo Verde em termos de ranking e de palmarés, o que nos obriga a ser mais criteriosos na forma como encaramos o jogo, e Andorra também apresenta características interessantes. Vamos pois, por outro lado, poder observar o máximo possível de jogadores, na perspectiva da preparação dos dois jogos de qualificação para a CAN, contra o Ruanda, entre 09 e 17 de Novembro”, considerou o técnico nacional.

 

Esses jogos contarão para a terceira e a quarta eliminatórias da Copa de África das Nações, e enquadram-se no grupo “C”, que o Camarões lidera com 4 pontos, os mesmos de Moçambique. Cabo Verde tem dois e Ruanda ainda não pontuou.

 

Fonte: RCV/Valdemar Aimeida

Edição Multimédia: Orlando Rodrigues

Comentários

Pesquisar