Notícias

Empresários de restauração e bebidas criam Associação de Restaurantes Crioulos da ilha do Sal


15 Ago 2020 Economia

Os corpos gerentes da recém-criada Associação foram eleitos, esta sexta-feira, durante uma reunião em Santa Maria. A agremiação é presidida por Américo Soares.

Os empresários da restauração e bebidas da ilha do Sal uniram esforços e acabam de criar a Associação de Restaurantes Crioulos da Ilha do Sal.
Américo Soares, Presidente do Conselho Diretivo da Associação, diz esta é a altura certa para a criação da associação que fazia falta há muito tempo, uma vez que agora existe tempo disponível  suficiente para isso.

"Tendo mais tempo neste momento, decidimos, e com uma certa urgência, criar esta associação para defender os interesses desta classe. O nosso objectivo é, rapidamente, legalizar a nossa associação, fazer parte da Câmara de Turismo e, nas próximas eleições participarmos como membror inlusivo de algum órgão detro da própria Câmara, o que nos dá mais força, porque só nós sabemos o que estamos a sofrer neste momento. E cada vez mais ficamos para trás."

O proprietário do Restaurante Américo`s aponta o exemplo  do que ele próprio tem sofrido na pele como empresário nacional  da restauração, apesar de, como diz, ter feito avultados investimentos neste sector. 

"É triste quando se acredita no que está sendo feito, pelo governo, pelas autoridades locais, acompanhando esse crescimento e desenvolvimento do nosso país, eu não consto, por exemplo, da lista dos restaurante recomendados na cidade de Santa Maria. Se reparar, muitos dos restaurante estrangeiros que estavam aqui, fecharam-se e foram-se embora."

Milú di Funaná, também proprietária de um restaurante em Santa Maria, acredita que a associação vai ajudar a resolver os problemas da classe que tem sido praticamente ignorada.

"Estabelecimentos de restauração aqui, que não são nacionais, abandonaram o barco, foram-se embora. Portanto, nós aqui é que temos que nos unir para mostrar que, com o nosso trabalho, vamos conseguir trazer os nossos clientes e recomeçar de forma segura e com êxito."

Segundo um dos responsáveis pela Associação, este é o momento certo para valorizar melhor o empresariado nacional, e acredita que o governo sabe e está em ciente dessa  necessidade.

"Somos marinheiros do mesmo barco, e o objectivo é levarmos esse barco a bom porto, se não, afundamos. Se o barco afundar, afundamos todos, desdeo o governo ao mais pequenino. E isto é que nenhum de nós, nenhum cabo-verdiano quer."

A Associação de Restaurantes Crioulos da Ilha do Sal já está constituída e os corpos gerentes foram empossados durante uma reunião com os empresários do setor da restauração e bebidas, que decorreu na tarde de sexta-feira na cidade de Santa Maria.

Víctor Sousa, RTC/Sal
Editado por Benvindo Neves

Comentários

Pesquisar