Notícias

Famílias cabo-verdianas estão menos confiantes na situação económica, indica INE


05 Ago 2020 Economia

As famílias estão menos confiantes na situação económica, conforme dados do Instituto Nacional de Estatísticas referentes ao primeiro trimestre deste ano, comparados com o mesmo período de 2019.

O indicador é uma média aritmética que leva em conta quanto variáveis para os próximos doze meses e mede a Confiança das Famílias, na sua situação financeira, na situação económica e financeira de Cabo Verde e na situação económica no geral.
 
De acordo com o Director do Departamento de Pesquisas Económicas e de Empresas do INE, Fernando Rocha as famílias consideraram que o que viveram nos últimos doze meses foi positivo, mas já em relação aos próximos doze meses, a expectativa é que as coisas podem piorar.
 
As famílias acreditam que os preços dos bens e serviços devem aumentar e que o desemprego deve manter no mesmo nível.
 
O possível cenário influencia negativamente, a poupança e decisões como comprar carro e construir casa, nos próximos dois anos.
 
Para chegar ao Indicador, o inquérito que tem abrangência nacional ouviu 1.450 famílias nos Concelhos de São Vicente, Sal, Praia e Santa Catarina, que juntas representam 90% do consumo no Arquipélago.

Oiça a notícia:


Reportagem RCV com jornalista Marcos Fonseca



Relacionados

Comentários

Pesquisar