Notícias

CV Telecom não descarta possibilidade de mão criminosa no incêndio que deixou o país offline


Sede da CV Telecom, Cidade da Praia
13 Jul 2020 Economia

Os serviços de voz móvel e fixa da Cabo Verde Telecom deverão estar normalizadas nas próximas horas.As causas dos incêndio na sala de retificadores ainda não foram apuradas.

As causas do incêndio que afectou um dos sectores de energia das centrais da empresa ainda não foram apuradas, mas a administração da empresa não descarta nenhuma possibilidade, incluindo possível mão criminosa.

Entretanto, prefere esperar pelas investigações das autoridades. Em matéria de equipamentos os prejuízos rondam os 60 mil contos, mas defende o PCA da CV Telecom, os prejuízos reais são bem maiores tendo em conta a paralisação do país.

O incêndio que afectou um dos sectores de energia das centrais de Telecomunicações, na noite de sábado, foi circunscrito atempadamente, ainda no espaço onde deflagrou, não obstante as dificuldades enfrentadas pelos bombeiros por se tratar de extinguir o fogo em reservas de energia, conforme o PCA da Cabo Verde Telecom.

O restabelecimento de todos os serviços de comunicação deverá acontecer nas próximas horas, espera João Domingos Correia.
A Cabo Verde Telecom presta serviços a terceiros, incluindo a concorrência, e nesta linha, os prejuízos são incalculáveis, mormente pensando que o pais praticamente paralisou. No que toca a equipamentos destruídos, os prejuízos rondam os 60 mil contos.

As causas do incêndio que afectou um dos sectores de energia das centrais da Cabo Verde Telecom ainda não foram apuradas, mas a administração não descarta nenhuma possibilidade.

A securização de todas as comunicações nacionais é algo que está a ser trabalhado com o Estado, mas ainda é prematuro avançar mais detalhes. Questionado quanto a um backup que permitisse imediatamente alterar os serviços no caso de uma avaria com tal gravidade, o Presidente do Concelho da Administração da CV Telecom defende que os custos seriam muito grandes.

Os Serviços voz móvel e fixa que ainda não estão generalizados e deverão ser restabelecidos nas próximas horas. A administração da Cabo Verde Telecom realçou o trabalho “incansável” dos seus colaboradores, dos Bombeiros, das Forças Armadas, Protecção Civil e do Ministério da Administração Interna para a retoma das comunicações na sequência do incêndio que afectou os serviços na noite de sábado.

Miriam Lopes dos Santos, RCV
Editado por Benvindo Neves



Relacionados

Comentários

Pesquisar