Notícias

Associação Ambiental Caretta-Caretta regista número record de ninhos de tartarugas em 2020

  • Associação Caretta Caretta em acção na Praia da Areia Grande, Santa Cruz (foto: Divulgação)
  • Associação Caretta Caretta em acção na Praia da Areia Grande, Santa Cruz (foto: Divulgação)
  • Associação Caretta Caretta em acção na Praia da Areia Grande, Santa Cruz (foto: Divulgação)
11 Jul 2020 Sociedade

Com 169 ninhos de tartarugas marinhas já identificados e cercados na praia de Areia Grande, em Santa Cruz, a Associação Ambiental Caretta Caretta bate record de ninhos, desde o início dos trabalhos em 2011. 

Se no passado observavam, em média, dois ninhos de tartarugas marinhas por dia, em 2020 os voluntários da Associação Caretta Caretta, em santa cruz, lidam com uma média de 23 ninhos por dia.

E é também pela primeira vez estão a manter, ainda no inicio da temporada de protecção e conservação ambiental, 169 ninhos. E as perspectivas são ainda mais animadoras, conforme disse Nelson Cardoso à RCV.    

As 169 ninhos são da espécie caretta caretta, mas, acredita o responsável que há condições para a tartaruga verde.
Para garantir a sua preservação, em tempo de pandemia, os repensáveis da Associação Caretta Caretta contam com o apoio do Ministério do Ambiente e vários parceiros locais, como a autarquia de Santa Cruz, para a vedação dos ninhos.

Um outro desafio que tem condicionado os projectos da associação é a falta de financiamento, lamenta Nelson Cardoso. E, para quem quer conhecer este trabalho a porta esta aberta, vai dizendo.
Entre os voluntários da Associação está o jovem Benedilton Correia, que nos  contou sua experiência.

Nesta nova temporada de protecção e conservação ambiental,  aberta de 27 de Abril e que vai até Dezembro deste ano, a Associação Caretta Caretta vai fazer patrulha na praia de Areia Grande e procurar também noutras praias do concelho onde existe a possibilidade de haver desova das tartarugas.



Relacionados

Comentários

Pesquisar