Notícias

Mais de 150 estudantes cabo-verdianos no Brasil dizem-se aflitos e querem regressar a Cabo Verde


07 Jul 2020 Sociedade

Sem previsão do recomeço das aulas, os estudantes cabo-verdianos no Brasil aguardam uma resposta da nossa embaixada para poderem juntar-se às famílias em Cabo Verde.

Muitos não sabem quando é que as aulas serão retomadas, se neste ou no próximo ano. Perante a situação de indefinição, e sem recursos para continuar no Brasil, alguns estudantes tomaram a iniciativa de reunir outros colegas e elaboraram uma lista dos alunos cabo-verdianos que estão interessados em regressar a Cabo Verde e ficar perto da família.

Laly Andrade, que estuda medicina no Rio de Janeiro, enviou um formulário aos colegas interessados de todo o Brasil e, desses, mais de centena e meia preencheram o documento que foi enviado ao consulado.

Vanessa Semedo, a estudar fonoaudiologia há 3 anos na cidade de Vitória no Estado de Espírito Santo, reforça que a situação é complicada e que os estudantes anseiam por um voo de repatriamento.

De acordo com o cônsul de Cabo Verde no Rio de Janeiro, Pedro do Santos, os estudantes cabo-verdianos têm a consciência que não estão enquadrados nos voos de repatriamento, mas estão esperançosos que uma solução será encontrada para a sua situação.

Oiça a reportagem em rodapé

Valdemar Almeida c/ Moisés Évora
Editado por Benvindo Neves


Reportagem RCV com jornalista Valdemar Almeida

Comentários

Pesquisar