Notícias

Plataforma PAYLOG disponível e pronta a funcionar


07 Jul 2020 Economia

Trata-se de uma plataforma de negociação de direitos e obrigações, derivados de contratos públicos e que vai facilitar a relação entre os Estado e os seus fornecedores e prestadores de serviço, bem como o pagamento atempado às empresas.

Este instrumento, observa o Ministro das Finanças, Olavo Correia, permitirá um funcionamento mais célere da economia, em benefício de todos os players.

Aos operadores económicos o pagamento será, a partir de agor,a imediato e sem burocracias. Esta é uma das vantagens da plataforma PAYLOG que se prevê garantir transparência dos contratos efetuados pelo Estado e uma melhor relação com os operadores económicos.

Esta solução que, segundo o Ministro das Finanças, Olavo Correia, vai incutir a cultura de cumprimento das obrigações no prazo contratualizado trará vantagens para todos os intervenientes no processo.
Do Paylog fazem parte o Estado, os bancos comerciais e os operadores económicos.

No Paylog, a compra de obrigações e direitos é feita através de um sistema de leilões por parte dos bancos comerciais. Para qualquer operação no Paylog os intervenientes terão, antes de tudo, que registar-se na plataforma porton di nós ilha, como explica a técnica do NOSI, Rosana Ribeiro.

Na prática, se o Estado deve a um operador económico, caberá aos bancos comerciais fazerem, nesta plataforma, leilões com o valor real da fatura e a diferença que o operador está disposto a perder.

Para um operador económico que possa ficar anos sem receber o pagamento de uma fatura, a vantagem será receber atempadamente o pagamento com uma diferença que será, neste caso, o ganho da instituição financeira que, posteriormente, receberá do Estado o valor inteiro da fatura.

O PAYLOG já está operacional e espera que os micro, pequenos e médios empreendedores façam a inscrição e o bom uso da plataforma.

Hermen Alfredo, RCV
Editado por Benvindo Neves




Relacionados

Comentários

Pesquisar