Notícias

Centros de Saúde recebem kits de lavagem das mãos para crianças


Lavabos entregues hoje na Praia (foto: Emerson Pimentel, RCV)
01 Jul 2020 Sociedade

São 37 lavabos que foram produzidos localmente e financiados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF.

Todos os Centros de Saúde do país começam a receber hoje lavabos adaptados para crianças. A iniciativa pretende promover as condições para a lavagem correta das mãos das crianças que precisam de ser atendidas naquelas estruturas de saúde, consideradas como locais com grande potencialidade de contaminação por covid-19.

“Queremos transmitir essa mensagem que as crianças também devem ser protegidas e devem, desde muito cedo, também começar a praticar a higiene das mãos não só no contexto da covd-19, mas noutros contextos a lavagem das mãos é, igualmente, fundamental para prevenir muitas outras doenças transmissíveis.

O Diretor Nacional da Saúde, Artur Correia, falava na manhã desta quarta-feira durante a entrega simbólica oficial que decorreu no Centro de Saúde Reprodutiva da Fazenda, na Cidade da Praia.

Os lavabos são financiados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, cujo representante em Cabo Verde, Opia Kumah, relembra que investir na higienizaçao adequada de crianças até aos cinco anos é um desafio que pode salvar muitas vidas.

 “Reconhecemos que o período delicado dos zero aos cinco anos após o nascimento é um dos grandes desafios para a sobrevivência dos seres humanos. Neste período, medidas adequadas de higiene oferecem grande proteção às crianças”

Os 37 lavabos foram produzidos localmente e passam a estar disponíveis em todos os Centros de Saúde e, também, no bairro da Boa Esperança, na Boa Vista, como medida suplementar de prevençao à covid-19.

Emerson Pimentel, RCV/Praia
Editado por Benvindo Neves



Relacionados

Comentários

Pesquisar