Notícias

EMEP retoma cobrança de estacionamentos na Cidade da Praia


04 Jun 2020 Sociedade

Os pagamentos estiveram suspensos desde 03 de Março, devido a pandemia da covid-19. Por agora, a empresa está a privilegiar a pedagogia.

A Empresa de Mobilidade e Estacionamento da Praia, EMEP, já retomou a cobrança nos parques de estacionamento. Garantia dada à Rádio de Cabo Verde por Victor Coutinho, presidente da instituição.

Por enquanto a empresa tem estado apenas a advertir os utentes que as cobranças já estão em execução, avança Victor Coutinho.

“Passados quase três mês após o Estado de Emergência, porque nós fechamos as portas antes mesmo de ser decretado, neste momento com o desconfinamento, decidimos retomar para organizar melhor a cidade. Passado todo esse tempo, as pessoas perderam o hábito de estacionar bem, de respeitar o estacionamento. Por isso, neste momento estamos na fase pedagógica, a fazer advertências, a avisar as pessoas que têm contrato connosco de que já retomámos o pagamento.”

Victor Coutinho garante que, para esta retoma, a empresa assegurou todas as condições de segurança, quer nos postos de atendimento, quer junto do pessoal que faz a fiscalização dos parques de estacionamento.
Em relação ao pessoal de saúde que está na linha da frente do combate à covid-19, a EMEP garante teve em conta o seu papel, por isso, está a entregar dísticos.

“Acordámos com o Ministério da Saúde, com a Delegacia de Saúde da Praia, a cedência de uma dezena de dísticos para as viaturas da delegacia de saúde que estão na linha da frente do combate ao novo coronavírus. Iniciámos também o contacto com o Hospital Agostinho Neto para vermos a questão dos médicos e os demais profissionais de saúde que também estão neste combate à covid-19. Também, à eles serão disponibilizados dísticos”, explicou o presidente da Empresa de Mobilidade e Estacionamento da Praia.

Victor Coutinho esclarece ainda que o pagamento dos estacionamentos já começou, mas ainda não se está a fazer a fiscalização efectiva.

“Começámos o sistema de pagamento, mas não estamos a fazer a fiscalização ostensiva digamos assim. Estamos só a fazer pedagogia, colocando dísticos de advertência, avisando as pessoas que o parque é pago. Sabemos que, depois de três meses, é normal as pessoas perderem o hábito e estarem um pouco distraídos, portanto a que relembrá-los que têm de cumprir ajudar-nos a organizar melhor a cidade do ponto de vista do trânsito.”

Com a pandemia, nota Victor Coutinho, há uma pressão enorme sobre a cidade, em termos de estacionamento e torna-se necessário regular para que não haja indisciplina.
“As pessoas utilizem menos o transporte público para evitarem o contacto e a tendência é usarem mais o transporte privado. E claro que isso aumenta a pressão sobre o estacionamento. E nós temos que criar as condições para organizar, para ordenar melhor o trânsito e evitar o caos que este momento pode provocar.”
 
A EMEP já retomou a cobrança nos parques de estacionamento na Cidade da Praia. Os pagamentos estiveram suspensos desde 03 de Março, devido a pandemia da covid-19.

Óscar Monteiro, RCV/Praia
Edição: Benvindo Neves

Comentários

Pesquisar