Notícias

Sal com reforço de pessoal médico. São Vicente terá laboratório de virologia ainda esta semana


04 Jun 2020 Sociedade

Médicos, enfermeiros e outros técnicos seguiram, esta quarta-feira, para a ilha do Sal. Em São Vicente, já estão técnicos para montarem um laboratório de virologia. A ilha vai passar a fazer testes PCR

O pessoal técnico da saúde na ilha do Sal foi reforçado, esta quarta-feira, com o envio de mais um médico, sete enfermeiros, e técnicos do laboratório e de estatísticas.

Para São Vicente seguiu uma equipa do laboratório de virologia da Praia, que terá a missão de ajudar na instalação do aparelho e dar formação ao pessoal para a realização de testes PCR localmente.

O anúncio do reforço enviado para o Sal foi feito momentos depois do director nacional da saúde ter anunciado o registo de 11 novos casos positivos na cidade da Praia e 6 novos suspeitos, sendo 4 no Sal, 1 no Tarrafal e 1 na Praia.

“Para além de uma médica infecciologista que já estava lá, hoje [esta quarta-feira] foi mais um médico internista, sete enfermeiros gerais, uma enfermeiras intensivista, um técnico de laboratório e uma técnica de estatística. Tudo isso para reforçar a resposta e permitir que a ilha funcione normalmente para responder à covid-19."

Ainda no âmbito do reforço de capacidade técnica, seguiu para Mindelo uma equipa técnica do laboratório de virologia da Praia, que tem por missão ajudar na instalação do aparelho e formação de técnicos para a realização de exames PCR em São Vicente.

“Em relação à São Vicente, também deslocou-se, esta quarta-feira, uma equipa do Ministério da Saúde, do Laboratório de Virologia, para apoiar na implementação do equipamento de PCR e foram recursos humanos para darem formação ao pessoal local, de forma a que São Vicente passe a ter, esperemos ainda esta semana, a capacidade e autonomia de responder aos testes de PCR e biologia molecular, que é uma reivindicação desde há muito e que agora começa a ser resolvida.”

Sobre os dados relativos aos casos positivos e novos suspeitos, o Director Nacional da Saúde avançou que foram registados mais seis casos suspeitos: 1 da Praia, 1 do Sal e 4 do Tarrafal de Santiago.  Foram registados mais 11 casos confirmados de covid-19, todos na Cidade da Praia. Quanto aos doentes internados, são 232, sendo 223 na Praia, 4 no Sal, 3 em Santa Cruz, 1 em Tarrafal e 1 em São Vicente.

Quanto aos recuperados, são agora 238, um número que, desde terça-feira, mantém-se superior ao de doentes activos. 986 pessoas estão em quarentena, um número aumentou segundo, Artur Correia, devido a investigações epidemiológicas e cidadãos nacionais que regressaram do exterior que se encontram em unidades hoteleiras.

Eugénio Teixeira, RCV/Praia
Editado por Benvindo Neves



Relacionados

Comentários

Pesquisar