Notícias

ICCA Santo Antão registou alguns casos de abuso sexual e maus tratos a menores durante confinamento


Cidade da Ribeira Grande, Santo Antão
03 Jun 2020 Sociedade

A Delegada do ICCA em Santo Antão chama a atenção dos pais, encarregados de educação e a sociedade em geral no sentido de protegerem as crianças a adolescentes da ilha.

Earcénia Nico afirma que, apesar de todo trabalho feito, o ICCA em Santo Antão continua a registar casos de abuso sexual de menores, maus tratos e exploração de trabalho infantil.

Neste mês dedicado às crianças, a delegação do Instituto da Criança e do Adolescente em Santo Antão faz um apelo considerado importante: “protejamos as nossas crianças porque todo o seu bem-estar depende dos cuidados e da proteção de todos”. Earcenia Nico revela que, infelizmente, os maus tratos às crianças continua uma realidade na ilha.

“Infelizmente nesta época de pandemia, temos enfrentado várias situações: casos de abuso sexual, de maus tratos, casos de negligência. Mais uma vez, apelamos à todos os pais, encarregados de educação e ao publico em geral que cuidem das crianças.”

A nossa entrevistada apela ainda a sociedade no geral a denunciar situações que poem em risco as crianças e adolescentes.

“Quando ficarem a saber de qualquer criança que esteja em situação de risco ou de vulnerabilidade, que denunciem. Temos a linha grátis do ICCA 800 10 20, temos o 132 ou então que dirigem à Esquadra Policial mais próxima ou à própria delegação do ICCA para denunciarem. Não é pelo facto de a criança não ser nossa que não devemos denunciar. Devemos ter em conta que as crianças são o futuro, são seres em transição e precisam de todo o nosso apoio, de toda a nossa protecção. Meu apelo é que pretejamos as nossas crianças.”

Earcenia Nico diz que o ICCA tem recebido várias denuncias algumas são encaminhadaspara o Ministério Público, outros casos são resolvidos pelo próprio ICCA e não tem faltado campanhas de sensibilização junto das famílias.

Teresa Pinto, RTC/Santo Antão
Editado por Benvindo Neves



Relacionados

Comentários

Pesquisar