Notícias

Plantação de fruteiras junto ao Estádio Nacional celebra recuperação de doentes com covid-19

  • Fotos: Divulgação Estádio Nacional
  • Fotos: Divulgação Estádio Nacional
  • Fotos: Divulgação Estádio Nacional
03 Jun 2020 Sociedade

Espécies como tamarindeiros, papaieiras, bananeiras, pinhões entre outras já foram plantadas desde domingo para assinalar recuperação de doentes internados no Estádio Nacional

A recuperação dos infetados com covid-19 internados no hospital de campanha no Estádio Nacional, em Monte Vaca, está sendo comemorada com a plantação de árvores de frutas.
 
O Gestor do Estádio Nacional explica que após quase um mês a conviver com profissionais envolvidos na luta contra a covid-19 e pacientes que recebem alta, acabou por nascer uma nova visão para combater o estigma ligado a pandemia.
 
Segundo Orlando Mascarenhas, ouvido pela Rádio de Cabo Verde, depois de noticias alarmantes, a Comunicação Social começou a mostrar que por trás da doença existem pessoas.
 
“Achámos por bem marcar a sua passagem pelo Estádio Nacional com algo positivo. Então, pensámos falar com Luísa Lobo [ativista que promove cultivo de árvores de fruto]. De imediato, ela apoiou a ideia, forneceu-nos plantas e partimos para a ação. Começámos com o staff do Estádio Nacional, com médicos, enfermeiros, auxiliares, guardas, Polícia Nacional, Forças Armadas, pessoas da Proteção Civil, levámos as imagens para as redes sociais e começou a ter grande impacto.”

Devido ao acto nobre de plantação das fruteiras, que arrancou 30 de maio e que também é uma forma de embelezar o Estádio, através de uma parceria, o INIDA vai recuperado o sistema de rega e prestar apoio técnico na escolha das plantas.
 
Ainda conforme Orlando Mascarenhas, vai ser aproveitado uma quantidade de água que se encontra armazenado há mais de dois anos.

“Temos dois tanques de 100 toneladas onde recuperamos água do estádio, estão cheios e queremos aprovetar essa água para a rega. O INIDA vai nos dar apoio técnico para a escolha das espécies de plantas e os melhores locais de plantação. Também, tivemos aconselhamento de um agricultor de São Domingos”.

Plantação de cerca de sessenta árvores de frutas, entre tamarindeiros, papaieiras, bananeiras entre outras espécies marca recuperação de infetados com covid-19 internados no hospital de campanha montado no Estádio Nacional, em Monte Vaca.
 
A infra-estrutura, que está equipada para receber 170 pessoas, ainda tem trinta lugares disponíveis. A expansão máxima pode chegar a 230 vagas.

Marcos Fonseca, RCV/Praia
Editado por Benvindo Neves



Relacionados

Comentários

Pesquisar