Notícias

Covid-19: Cabo Verde com mais recuperados que doentes activos


03 Jun 2020 Sociedade

Neste momento, o país conta com 237 pessoas recuperadas e 222 doentes internados, sendo 213 na Praia, 4 no Sal, 3 em Santa Cruz, 1 no Tarrafal e 1 em São Vicente.

Foi com “muita satisfação” que o Director Nacional de Saúde, Artur Correia, anunciou na conferência de imprensa desta terça-feira a recuperação de 51 por cento dos doentes no isolamento.

“Uma notícia muito boa é que, pela primeira vez, o numero de pacientes recuperados ultrapassa o numero de doentes activos. Temos 51% de doentes recuperados a nível nacional.  Desses 237 recuperados, 178 são da Praia, na Boa Vista todos os 53 doentes recuperaram, São Vicente 3, São Domingos 1, Tarrafal 1 e Santa Cruz 1.

Voltando ao aparecimento de casos positivos no Sal, fica a pergunta se a partir do momento em que se registou o primeiro caso na vizinha Boa Vista em finais de Março, não se devia avançar com uma forte campanha de vigilância epidemiológica e realização de testes rápidos na maior ilha turística do país. Artur Correia director nacional da saúde pública responde assim:

"Agora, colocada à posteriori esta pergunta… mas nós tivemos todo esse tempo a correr atrás do vírus nas ilhas onde começaram a aparecer, primeiro na Boa Vista, depois na Praia, tivemos toda a bateria do Ministério da Saúde centralizada em correr atrás do vírus numa perspectiva de estancarmos a evolução da pandemia. E isso conseguimos, não há duvidas nenhumas. Conseguimos estancar a evolução epidemia na Boa Vista, aqui em Santiago está num estado estacionário, em São Vicente não houve alastramento da infecção, e agora temos os casos do Sal. Estamos numa luta constante para conseguir travar a evolução da pandemia na ilha.”

Esta terça feira, há registo de 8 casos positivos, dados referentes a 140 exames realizados ontem no laboratório de virologia da Praia.
Na estatística nacional são contabilizados 466 casos, sendo que 237 já recuperaram.

 Eugéno Teixeira, RCV/Praia
Editado pro Benvindo Neves



Relacionados

Comentários

Pesquisar