Notícias

Teste de PCR confirma covid-19 na paciente grávida evacuada do Sal para São Vicente


Hospital Dr. Baptista de Sousa, Mindelo
31 Mai 2020 Sociedade

Está confirmado. A grávida evacuada na quarta-feira da ilha do Sal para São Vicente está mesmo com covid-19. O teste de PCR efectuado no Laboratório de Virologa na Cidade da Praia confirmou os resultados já registados em testes rápidos

Com este resultado, acende-se o alarme em relação à ilha do Sal que, até agora nunca tinha registado qualquer caso positivo do novo coronavírus. Até porque a pessoa em causa, que está grávida de sete meses, não terá saído da ilha nos últimos meses.

O mesmo alarme ativa-se para a ilha de São Vicente. É que quando a paciente foi evacuada ainda não pendia sobre ela qualquer suspeita de covid-19. E, já que vinha de uma ilha sem covid, coloca-se a questão de como os profissionais de saúde do Hospital Baptista de Sousa terão lidado com ela.
Sobre isso, a Presidente do Conselho de Administração do hospital dizia, sexta-feira, à Rádio de Cabo Verde, que teriam sido seguidos os procedimentos gerais neste contexto de pandemia.

“Os nossos maqueiros, os ajudantes de serviços gerais que fazem esse transporte já vão em ambulância, vão todos de máscara e também usam luvas. Também vão com roupa própria do hospital que depois é trocada. À chegada dessa doente, mesmo vinda de uma ilha sem covid, nós a colocámos num quarto isolado da maternidade, não tendo tido contacto com nenhum doente”, declarou.

Margarida Brito acrescentava ainda que se ia fazer um questionário à todos aqueles que tiveram contacto com a paciente.

“De qualquer forma, estamos a fazer agora um interrogatório um a um para ver se alguém se descuidou nalgum momento, é importante saber", garantiu à RCV na passada sexta-feira.

Além do caso positivo da paciente grávida, o Laboratório de Virologia registou este domingo mais 13 casos positivos de covid-19, sendo mais 12 na Cidade da Praia e 1 no Tarrafal de Santiago.

Cabo Verde contabiliza neste momento 435 casos acumulados de covid-19, 193 recuperados e 4 óbitos.



Relacionados

Comentários

Pesquisar