Notícias

Covid-19: 16 novos casos (de três dias) na retoma do Laboratório de Virologia aos testes


30 Mai 2020 Sociedade

Depois da chegada dos novos reagentes, ao final de tarde de quita feira, o Laboratório de Virologia analisou 231 das 400 amostras que se encontravam acumuladas.

A cidade da Praia registou sexta-feira 16 novos casos positivos da Covid-19. Estes dados surgem na sequência das análises de 231 amostras referentes aos dias 24, 25 e 27 de Maio.

De acordo com os testes realizados nas últimas vinte e quatro horas no laboratório de virologia da Praia, foram analisadas ainda amostras de casos suspeitos de São Domingos e Tarrafal na ilha de Santiago, Boa Vista e São Vicente, ambas deram negativo.

Os resultados dos testes e outras informações relativas à covid-19 foram avançados pelo director dos Serviços de Prevenção e Controlo de Doenças, Jorge Barreto.

“Nós tivemos 16 casos novos, distribuídos pelos dias 24 (9 caos), dia 25 (6) e no dia 27 registou-se 1 caso, todos na Cidade da Praia. Em relação às amostras recebidas esta sexta-feira, temos cinco casos suspeitos da Praia, do Tarrafal também cinco e 1 de São Vicente, o que dá um total de 11 casos suspeitos. Em relação à pessoas internadas passamos a ter um total de 245 pessoas internadas: na Praia com 242, no Tarrafal com uma pessoa em Santa Cruz duas pessoas continuam internadas.”

Na conferência de imprensa foram avançados resultados referentes as amostras dos dias 24, 25 e 27. Quisemos saber o porquê da não divulgação dos dados relativos ao dia 26 de Maio.

“Deu-se prioridade às amostras dos casos suspeitos de pessoas que estavam retidas sem poder viajar e que precisam viajar para as suas ilhas. E também de contactos que já estavam há algum tempo a espera dos resultados para se tomar as devidas decisões, talvez seja isso, mas como a senhora presidente do INSP não está cá hoje, talvez ela possa dar melhor explicação sobre as amostras do dia 26.”

A Praia lidera com oitenta e três por cento dos 406 casos positivos acumulados a nível nacional, daí as autoridades sanitárias continuarem com a campanha de realização de testes rápidos para a detecção de anticorpos, testes que segundo Jorge Barreto, também foram realizados noutros pontos do país.

“Ontem [quinta-feira] na Praia aplicou-se 1228 testes rápidos para pesquisa de anticorpos e foram detectados 15 resultados positivos o que dá uma percentagem de cerca de 1%. Em relação aos testes rápidos aplicados hoje [sexta-feira] nos outros concelhos do pais, no Tarrafal aplicou-se 14 testes e com 1 resultados positivos, São Miguel foram aplicados dois testes e nenhum positivo, Órgãos com 19 testes e nenhum positivo, São Domingos 12  e nenhum positivo. No Sal aplicou-se 21 testes e um dos testes foi positivo.”

Duzentas e trinta e uma amostras referentes aos dias 24, 25 e 27 do corrente foram analisadas, com o registo de 16 caos positivos todos na cidade da Praia.
Sobre novos casos suspeitos anunciados hoje, temos 5 na Praia, 5 no Tarrafal de Santiago e 1 em São Vicente.

Eugénio Teixeira, RCV/Praia
Editado por Benvindo Neves



Relacionados

Comentários

Pesquisar