Notícias

Acaba hoje Estado de Emergência. Primeiro-ministro anuncia plano de desconfinamento


29 Mai 2020 Política

Era a única ilha que continuava em Estado de Emergência, que estava em vigor desde 29 de março, há exactamente 2 meses

O Estado de Emergência caduca hoje à meia-noite. O Presidente da República não vê necessidade de prorrogar o “estado de excepção” na ilha de Santiago, dado que a transmissão da covid-19, encontra-se na fase estacionária. 

Do encontro com o Governo, mantido na tarde desta quinta-feira, e com as autoridades de Saúde, o chefe de Estado entende que não há necessidade de se continuar em Estado de Emergência.

Jorge Carlos Fonseca baseia-se nas informações da situação epidemiológica da Illha de Santiago, sobretudo na Cidade da Praia, para tomar esta decisão. O desconfinamento será “uma prova para todos os cabo-verdianos”, sobretudo os Santiaguenses, disse Jorge Carlos Fonseca que acredita que os cidadãos “devem estar conscientes” desta responsabilidade.

Com base nesta decisão, o Primeiro-ministro anuncia esta manhã o plano de descofinamento para todo o território nacional mas, prevê-se, com dados diferençados para a Ilha de Santiago.

Questionado pelo jornalistas sobre a possibilidade de um novo Estado de Emergência, em caso de haver um agravamento da situação epidemiologia em Cabo Verde, o Presidente da Republica afirma que “tudo esta em aberto”.

O Estado de Emergência na Ilha de Santiago termina à meia-noite desta sexta-feira e sem possibilidade para sua prorrogação, decisão saída ontem de um encontro entre o Presidente da Republica e o Governo, liderado pelo Primeiro-ministro.

Carmelita do Rosário, RCV/Praia
Editado por Benvindo Neves

Comentários

Pesquisar