Notícias

Covid-19: Laboratório de Virologia da Praia retoma realização de testes PCR


29 Mai 2020 Sociedade

Ministério da Saúde recebeu reagentes e dois aparelhos adquiridos para reforçar a capacidade de resposta em termos de testes à covid-19.

Os materiais para o Laboratório de Virologia da Praia, reagentes e dois novos aparelhos para realização de testes, chegaram na tarde desta quinta-feira a cidade da Praia.

No mesmo voo proveniente de Lisboa, chegaram 130 passageiros, que vão cumprir duas semanas de quarenta em unidades hoteleiras da capital.

Com a chegada dos reagentes, a presidente do Instituto Nacional da Saúde Pública garantiu que o laboratório iria começar ainda ontem a realizar os testes PCR das quase quatrocentas amostras que se encontram pendentes.

Já esta sexta-feira, segundo Maria da Luz Lima, alguns resultados serão divulgados.

"A equipa do Laboratório já está a postos para trabalhar e fazer o turno da noite [noite desta quinta-feira] e, se tudo correr bem, amanhã [esta sexta-feira] teremos os resultados dos dias anteriores. Neste momento temos quase 400 amostras pendentes, vai-se liberando à medida que vamos tendo os resultados de segunda, terça, quarta assim sucessivamente. Acreditamos que amanhã [esta sexta-feira] já teremos os resultados de segunda e terça-feira."

Para além de reagentes, também chegaram dois aparelhos novos para a realização de exames PCR, sendo um colocado no laboratório em Mindelo.

"Ficarão na Praia e também em São Vicente. Mas vai ser tudo reorgaizado també,, há muita demanda aqui na Praia e  a que liberar rapidamente os resultados. O equipamento pode fazer, por cada etapa, 96 amostras de uma vez. Portanto, se trabalhar duas vezes por dia chega quase aos 200 por dia. Com três equipamentos já serão quase 600 por dia. Mas isso, claro, depede da quantidade das amostras que entrar, se entrarem 50 liberamos esses 50, assim como se entrarem 200, liberamos 200. Mas, atenção que todo o processo de PCR não é instantâneo, não é um teste rápido e por isso leva o seu tempo."

O Ministério da saúde acaba de receber reagentes e dois aparelhos adquiridos para reforçar a capacidade de resposta em termos de testes à Covid-19.

Conforme acima referiu a presidente da Instituto nacional da saúde pública, Maria da Luz Lima, já hoje o laboratório de virologia da Praia retoma a realização de exames PCR.

Eugénio Teixeira, RCV/Praia
Editado por benvindo Neves



Relacionados

Comentários

Pesquisar