Notícias

Covid-19 continua "ataque" ao Hospital da Trindade. Já são 40 infectados


11 Mai 2020 Sociedade

Os números aumentam ao mesmo tempo que cresce tensão entre Director Nacional da Saúde e Direção do Hospital central da Praia. Júlio Andrade não reconhece competência "nem técnica nem administrativa" à Artur Correia para mandar abrir inquérito.

Há mais 4 profissionais do Hospital da Trindade, com covid-19. São já, no total, 40 pessoas dessa extensão de psiquiatria do Hospital Agostinho Neto que estão infectadas com o novo coronavírus, sendo 24 doentes e 16 profissionais.

Numa conferência de imprensa na manhã desta segunda-feira, o Presidente do Conselho Administração do Hospital Agostinho garantiu que foram criadas todas as condições necessárias para dar assistência adequada aos doentes e trabalhadores do hospital da Trindade.

Júlio Andrade mostrou-se irritado com a possibilidade de um inquérito às estruturas que dirige e diz não reconhecer competências, nem administrativas nem técnicas, ao Diretor Nacional da Saúde para o efeito.

“Já ouvimos, duas vezes, o senhor Director Nacional de Saúde a dizer que vai fazer inquérito. Nós estamos tranquilos para qualquer tipo de inquérito, mas tranquilo mesmo. Nós queremos dizer que fizemos e continuaremos a fazer o máximo possível para dar melhor assistência possível à população. Nós não dependemos da Direcção Nacional de Saúde, portanto, ele não tem nem competência técnica nem administrativa para abrir qualquer inquérito ao hospital”.

Júlio Andrade garante que a sua administração tem feito o máximo possível para dar melhor assistência à população neste contexto da pandemia. Contudo, diz não ter problema em colocar o cargo a disposição se o governo achar que há pessoas mais competentes para dirigir o Hospital central da Praia.

“Nós fomos nomeados pelo Governo, pelo Conselho de Ministros, e o nosso cargo está à disposição do Governo, está à disposição de quem quer que seja. Estamos a fazer o nosso máximo, se há pessoas que têm mais capacidade, mais empenho e dedicação, o nosso cargo está à disposição e amanhã ou depois de amanhã deixaremos o cargo, estamos tranquilos”.

No fim da pandemia, diz Júlio Andrade, fará um relatório para o governo poder avaliar o desempenho de todas as estruturas de saúde sobe a sua direção.
Declarações feitas durante a conferência de imprensa desta manhã em que foram anunciados mais 4 casos positivos da covid 19 entre os profissionais da extensão de psiquiatria da trindade. Júlio Andrade garante que passem bem.

“Os doentes estão bem, estão todos assintomáticos, sem um quadro clínico a justificar qualquer preocupação ainda neste momento. Criámos todas as condições, evidentemente que não estão num hotel 5 estrelas, mas criámos todas as condições para que os doentes e os trabalhadores que optaram por ficar na Trindade, tenham todas as condições mínimas necessárias para atravessarmos esta fase difícil”.

Já são, no total, 40 pessoas dessa extensão de psiquiatria do Hospital Agostinho Neto que estão infectadas com o novo coronavírus.
Dos 27 doentes internados 24 acusaram positivo, e há 16 profissionais que também testaram positivo ao novo coronavírus. Quinze recebem acompanhamento na trindade e um psicólogo está em observação numa outra estrutura de saúde.


Humberto Santos, RCV
Editado por Benvindo Neves

Comentários

Pesquisar






ESTATUTO EDITORIAL RCV