Notícias

Hospital Agostinho Neto: regime rígido para equipa médica que segue infectados com Covid-19.


31 Mar 2020 Sociedade

A equipa médica que acompanha os dois infectados com Covid-19 e que estão internados no hospital Agostinho Neto, na Praia, segue um regime rígido para evitar qualquer tipo de contágio.

O presidente do Conselho de Administração do hospital central assegura que a equipa entra directamente para a unidade dos quartos particulares completamente requalificados e sem nenhum contacto com as dependências hospitalares.

"São situações complexas, novas, de alto risco de infecção até para o pessoal de saúde. Temos de tomar os cuidados necessários. Tínhamos definido previamente que, aparecendo um primeiro caso, todos os quadros do hospital que estiverem ligados directamente com esses doentes deveriam ficar numa pensão, ou numa estrutura a parte, não podendo visitar a família durante esse período. Só depois de uma quarentena de 14 dias, deixando de trabalhar e cumprindo uma quarentena, irão para junto da família, sendo substituídos por nova equipa”, avançou Júlio Andrade em entrevista a Rádio de Cabo Verde.

Júlio Andrade confirma que o Hospital Agostinho Neto aguarda a chegada de 10 ventiladores que juntam a outros quatro novos acabados de instalar e adquiridos no quadro do combate ao Covid-19.

Outra medida tomada é a instalação de duas tendas, uma à frente do hospital e outra no seu interior. 

“Qualquer infecção respiratória não entra no hospital. Faz-se uma triagem logo na entrada, se tiver qualquer problema respiratório vai para uma tenda e é logo observado por um medico que esta lá de forma permanente. São tendas da Protecção Civil e das Forcas Armadas, equipadas com as mínimas condições para observação dos doentes em condições de segurança”, explicou.

O Presidente do Conselho de Administração do Hospital Agostinho foi o convidado do programa Discurso Directo, da RCV, esta segunda-feira. 

Jornalista Julio Vera-Cruz
Editado e disponibilizado online por Benvindo Neves



Relacionados

Comentários

Pesquisar






ESTATUTO EDITORIAL RCV