Notícias

Olavo Correia apelida declarações de Janira H. Almada de irresponsáveis e reveladoras de que não conhece o setor


Olavo Correia - Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças
14 Fev 2020 Política


O Vice Primeiro-ministro e Ministro das Finanças considera que as declarações da Presidente do PAICV sobre o mercado das telecomunicações demonstram irresponsabilidade e um profundo desconhecimento do setor.


Olavo Correia afirma que a medida tomada pelo Governo de baixar a renda anual da CVTelecom de 4% para 2% e meio foi para regularizar uma situação criada pelo então Governo do PAICV.

Nas declarações, a líder do PAICV acusou o Governo de apenas tomar medidas para aumentar, manter e proteger o monopólio de facto mantido pela CVTelecom no setor das telecomunicações. Janira Hopffer Almada apontou como exemplo o facto de o Governo ter baixado a renda que a operadora pública paga ao Estado de 4 para 2% e meio com efeitos retroactivos.

Em resposta o vice Primeiro-ministro e Ministro das Fianças, afirma que a medida tomada pelo Governo foi para compensar a CVTelecom por ter perdido a exclusividade no setor, a luz de um contrato assinado em 2006 entre o então Governo do PAICV e a CVT.

Nas suas declarações, Janira Hoffer Almada ainda acusou o Governo de usar um quadro pouco claro para dar avales a avultados investimentos da operadora pública de telecomunicações.

Olavo Correia, por seu lado, acusa a Presidente do PAICV de fazer declarações irresponsáveis e que demonstram desconhecimento do setor das telecomunicações. Olavo Correia afiança que os avales concedidos pelo Estado foram feitos no quadro da lei e justificam-se no âmbito do serviço público.
 
Olavo Correia afirma a Presidente do PAICV andou a atirar farpas e argumentos sem quaisquer fundamentos, porque ficou desorientada pelo facto do Governo ter trazido o líder da Web Summit ao país.


Humberto Santos RTC/Praia

Disponibilizado online por Mário Almeida

Comentários

Pesquisar






ESTATUTO EDITORIAL RCV