Notícias

Orçamento do Estado para 2020 foi aprovado na noite de ontem com 36 votos a favor do MpD e 26 contra do PAICV e da UCID


Olavo Correia - Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças
14 Dez 2019 Política


O PAICV, através do deputado Julião Varela, justificou o voto contra alegando que, com este orçamento, o executivo, mais uma vez, não está a honrar os compromissos de governação.


Julião Varela diz ainda que o Governo não responde aos desafios do país, falha nas metas estabelecidas para o emprego e não efetiva aumentos salariais e se esquece das pessoas, aumentando, sim, as despesas do Estado.

Da parte da UCID, o deputado João Santos Luís diz que o voto contra do partido deve-se ao facto do Governo ter falhado nas metas estabelecidas e às inconsistências do orçamento.

A UCID diz ainda, que o Orçamento do Estado para 2020 faz aumentar a dívida pública, sem resolver os desafios do país e sem aumentar o poder de compra dos cabo-verdianos.
 
Os dois partidos da oposição sustentam, ainda, o voto contra com a rejeição das propostas que apresentaram ao longo do debate.

Já o MpD, na voz do deputado Armindo Luz, garante que o Orçamento do Estado para 2020 assegura a continuidade das reformas, melhorando o ambiente de negócios, tendo também, um rosto humano.

O MpD assegura ainda, tratar-se de um orçamento que garante a consolidação das tarifas de água e eletricidade, o ensino gratuito até ao décimo segundo ano e o seguimento aos programas de formação.

Ainda na declaração final, o vice-primeiro ministro e ministro das Finanças garantia que o próximo orçamento assegura um Cabo Verde melhor, com foco nas pessoas.

Olavo Correia garante que o Governo ainda vai apresentar, no próximo ano, mais um orçamento, esse sim o último do mandato.

O ministro disse ainda, que as propostas apresentadas pelo PAICV foram não propostas e que por isso não merecerem aprovação.

Ainda na noite de ontem foi aprovado o projeto de resolução do Orçamento Privativo da Assembleia Nacional com 36 votos a favor MpD e 26 abstenções, do PAICV e da UCID.


Joana Olinda Miranda - RTC/Praia

Disponibilizado online por Mário Almeida

Comentários

Pesquisar