Notícias

O Papa Francisco recebeu em audiência o Presidente da República de Cabo Verde


Jorge Carlos Fonseca e Papa Francisco
17 Nov 2019 Sociedade


Beatificação do “Escravo Manuel” de origem cabo-verdiana, possível visita do Papa a Cabo Verde e a aplicação da Concordata, estiveram no centro da conversa, entre o Papa Francisco e o Chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca.


Jorge Carlos Fonseca disse em entrevista à Radio Vaticano que a visita do Papa ao País, agradaria muito o povo cabo-verdiano.
 
Em reposta ao pedido de Jorge Carlos Fonseca o Papa Francisco comprometeu-se a empenhar-se para visitar Cabo Verde, o que deixou satisfeito o Chefe de Estado Cabo-verdiano.

Uma conversa cordial de cerca de 40 minutos e que segundo Jorge Carlos Fonseca com muitos pontos de vista em comum. Durante o encontro puderam ainda conversar sobre a paz no Mundo a estabilidade a construção de Estado de Direito, e no final do encontro o Presidente da República disse ter saído bastante otimista.
 
A aplicação da Concordata entre Cabo Verde e a Santa Sé, que se encontra num processo de execução, também foi abordada com o sumo pontífice, mas tratada ainda ao pormenor durante a audiência com o Cardeal e secretário de Estado do vaticano. Jorge Carlos Fonseca avançou que seria importante existir uma comissão paritária para fazer o acompanhamento da aplicação da Concordata.
 
O Presidente da República teve ainda oportunidade de visitar a biblioteca do Vaticano e conheceu o novo Cardeal de origem Portuguesa, José Tolentino Mendonça, a quem convidou para visitar Cabo Verde.


Astrides Lima - RTC/São Vicente

Disponibilizado online por Mário Almeida


Jorge Carlos Fonseca

Comentários

Pesquisar