Notícias

Os países da CPLP devem formular políticas de turismo indutoras de um desenvolvimento sustentável no espaço lusófono


José Gonçalves - Ministro do Turismo, Transportes e Economia Marítima
16 Nov 2019 Economia


Defende o secretário executivo da Comunidade na abertura da Xª reunião dos ministros do Turismo da CPLP, que decorre em São Filipe.


O ministro do Turismo e Transportes de Cabo Verde assegurou que a presidência cabo-verdiana vai priorizar a operacionalização do Plano Estratégico de Cooperação em Turismo.

A reunião de São Filipe visa debater questões ligadas à problemática do desenvolvimento sustentável e durável do turismo no espaço lusófono. José Gonçalves nota que o turismo é o eixo importante de crescimento e desenvolvimento dos Estados membros.

O ministro do Turismo e Transportes traça como prioridade, da presidência cabo-verdiana na comunidade, a operacionalização do plano estratégico de cooperação do turismo na CPLP, aprovado pelos chefes de Estados em 2016.
 
O ministro cabo-verdiano lembra que o turismo é o principal setor da economia nacional. José Gonçalves revela que o executivo vai investir cerca de 60 milhões de euros até 2021 para qualificar os destinos turísticos.

Por seu turno, o Secretario Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles enalteceu o papel do turismo na economia e pediu formulação de políticas de turismo indutoras de um desenvolvimento sustentável no espaço da CPLP.

Apenas Brasil e Moçambique não marcaram presença na 10ª reunião dos Ministros do Turismo da CPLP, na Cidade de São Filipe, ilha do Fogo.


José António dos Reis - RTC/Praia

Disponibilizado online por Mário Almeida

Comentários

Pesquisar