Notícias

Ministério da Cultura lança concurso Morna Nha Alma


Morna
13 Nov 2019 Cultura


Morna Nha Alma, concurso que o Ministério da Cultura, através do instituto do Património Cultural, acaba de lançar para a camada estudantil tendo em vista a defesa, preservação e revitalização da Morna com forma de expressão cultural dos cabo-verdianos.


O Concurso Morna Nha Alma é destinado a estudantes do décimo segundo ano de escolaridade de todas as escolas secundárias de Cabo Verde e abarca a Morna e as suas temáticas.

Os estudantes, conforme o edital do concurso, deverão escolher Mornas versando um dos sete temas, amor, sodade, partida, heróis nacionais, exaltação de nacionalismo, mãe e maternidade, emigração, bem como uma figura da Morna de uma ilha sobre a qual deverão produzir uma biografia.

Yolanda Gomes, Técnica de educação Patrimonial do Instituto do Património Cultural, diz que o propósito é levar os estudantes a investigar sobre a Morna.

O concurso está aberto até 15 de Janeiro de 2020 e os trabalhos selecionados no concurso serão alvo de uma exposição itinerante que irá percorrer os municípios do país.
 
A avaliação dos trabalhos a concurso será feita por um júri de 5 elementos composto pelo IPC, SOCA, SCM, Ministério da Educação e da sociedade civil.

Os trabalhos devem ser enviados para os endereços eletrónicos (nospatrimonio@gmail.com) ou (dpi.ipc@gmail.com) ou serem entregues diretamente no instituto do património cultural ou delegações escolares.

Os 3 primeiros classificados vão receber prémios pecuniários que variam entre 15 mil e 7 mil escudos. O grande vencedor recebe ainda uma viagem inter-ilhas.


Miriam Lopes dos Santos - RTC/Praia

Disponibilizado online por Mário Almeida


Comentários

Pesquisar