Notícias

IPC considera que o grande desafio será o plano de salvaguarda da Morna


Sandra Mascarenhas - Directora do Património Imaterial
09 Nov 2019 Cultura


O Instituto do Património Cultural considera que o desafio a partir da ratificação da decisão no próximo mês de Dezembro, pela UNESCO, na Colômbia, é a implementação de um plano de salvaguarda da morna, como disse Jair Fernandes, Presidente do IPC, que realça o apoio do Ministério da Cultura ao próprio Instituto em todo o processo, que orgulha toda a nação, no momento em que o género que identifica todos os cabo-verdianos é elevado à categoria de património mundial.


A decisão técnica, agora confirmada pela UNESCO, diz a Directora do Património Imaterial, Sandra Mascarenhas, é uma prática do organismo que tem lugar sempre um mês antes da proclamação, que visa permitir a um eventual candidato corrigir algum aspecto concernente a algum critério, ou se o género em causa vai passar diretamente à fase de proclamação.

O Dossier com três mil páginas, segundo Sandra Mascarenhas, foi, no entanto aprovado tecnicamente em todos os critérios, que têm que ver, entre outros, com a inventariação, demonstrando, que a morna é um património cultural de Cabo Verde, a consciencialização sobre o ganho que pode aportar à humanidade, que houve envolvimento da comunidade da morna, e a salvaguarda do género. Um trabalho, que já está em curso, avança a Diretora do Património Imaterial, que defende que terá, no entanto, que ser trabalhado também sob outras perspectivas alem da patrimonial.

O plano de salvaguarda tem seis eixos, desde o ensino pedagogia, até a musealização e alargamento da morna a espaços onde não é tão habitual e dar-lhe a dimensão interna, que é agora conferida pela decisão da UNESCO.

Leva em conta o papel dos praticantes, a nível tanto local, como das organizações não governamentais, assim como documentação, inventário e a criação de redes para o desenvolvimento da Morna. Agora é esperar pela proclamação da morna pela UNESCO em Bogotá na Colômbia, no próximo mês de Dezembro.


Cândido Amorim Fortes - RTC/Praia

Disponibilizado online por Mário Almeida

Comentários

Pesquisar