Notícias

É cada vez mais crescente a utilização dos serviços de comunicação electrónica em Cabo Verde


Telemóvel
15 Out 2019 Economia


Os dados constam do relatório sobre os indicadores estatísticos do mercado das comunicações electrónicas divulgado pela Agencia Regulação multissectorial e referente ao primeiro semestre deste ano.


De acordo com o documento, o número de assinaturas da telefonia fixa diminuiu no 1 semestre de 2019, quando comparado com o número de assinantes da telefonia móvel, sendo 59 mil, 934 para a telefonia fixa e 579 mil, 308 da telefonia móvel. A taxa de penetração da telefonia fixa diminuiu 3 pontos percentuais, enquanto a taxa de penetração da telefonia móvel foi de 105%.

Números que ficam a dever-se à diversidade de serviços que a telefonia móvel oferece a todo a toda a hora e em qualquer lugar, conforme explicou à RCV, Jandira Sanches, técnica do gabinete de estudos e estratégia da ARME.

O relatório estima que só no segundo trimestre de 2019, o tráfego de chamadas por telefonia móvel foi 25 vezes mais do que na telefonia fixa. Já o tráfego Roaming está em queda. O serviço, diz Jandira Sanches, é mais utilizado no primeiro e quarto trimestres.
 
No que toca a mensagens, os canais disponibilizados através da internete são cada vez mais utilizados, ainda assim, o SMS continua em alta. No segundo trimestre de 2019 foram enviadas mais de 78 milhões de mensagens curtas.


Levy Salomão - RTC/Praia

Disponibilizado online por Mário Almeida



Relacionados

Comentários

Publicidade