Notícias

São Vicente é cenário para o exercício militar CAVSAR 2019 de busca e salvamento


Helicóptero Espanhol Super Puma
19 Set 2019 Sociedade


Em antecipação, o comando do exercício militar CAVSAR 2019, fez a apresentação da etapa de hoje.


Um dia reservado ao cenário principal do treino, com a simulação de um acidente aeronáutico, que resulta em várias vítimas, mortes e feridos que serão resgatados no mar e conduzidos ao hospital Baptista de Sousa.

O exercício militar CAVSAR 2019 da Guarda Costeira, no seu quarto dia, chegará ao cenário principal. Uma etapa aeronáutica que acontece hoje e com finalidade muito precisa.

Treinar a força naval cabo-verdiana para que possa adquirir maior capacidade de resposta e cumprir uma das suas principais missões, segurança e salvamento, sublinha o Capitão-de-navio e Diretor do exercício, Pedro Santana.

Com programação bianual, a Guarda Costeira realiza exercícios de busca e salvamento. Desta vez, vários cenários de treinamento acontecerão em Santiago, Sal e São Vicente,

envolvendo um grande número de militares, assim como, meios aéreos e marítimos. É exatamente na praia de São Pedro, em são Vicente, que o CAVSAR tem o seu palco principal.

A etapa de hoje começou bem cedo, com resgates no mar e transporte das supostas vítimas ao Hospital Baptista de Sousa. Uma operação na qual estará empenhada o helicóptero “Super Puma” do Esquadrão 802 da Força Aérea do Reino da Espanha, sediada nas Canárias.

Por questão de segurança, Pedro Santana pede à população que respeite as medidas de segurança no decurso do exercício, e muito particularmente na zona do poiso da aeronave.

Na montagem do exercício CAVSAR 2019, a Guarda Costeira conta com um leque grande de parceiros, designadamente os que integram a Comissão Nacional de Coordenação de Busca e
Salvamento e do núcleo da missão militar brasileira, no país.


José Pedro Santos - RTC/São Vicente

Disponibilizado online por Mário Almeida

Comentários

Publicidade