Notícias

Realizado no Sal conferência sobre os 80 anos da aterragem do 1º avião naquela ilha


Conferência Aterragem do Primeiro Avião no Sal
25 Ago 2019 Sociedade


A iniciativa foi no âmbito do Projeto “Diálogos com Cristais de Sal”, e teve como orador o engenheiro Mário Paixão, ex-PCA da ASA.


“Diálogos com Cristais de Sal” é uma iniciativa do cidadão salense Júlio Rendall e pretende ser um contributo para o conhecimento de factos e figuras que marcaram a história da ilha.

A aterragem do primeiro avião é um marco importante para Sal e Cabo Verde, daí o entendimento de não se deixar passar despercebido os 80 anos desse acontecimento.

A conferência teve como orador Mário Paixão, ex-PCA da ASA e profundo conhecedor da história da aviação, e como moderador Ildo Evel Rocha, escritor salense que também se tem debruçado sobre a temática.

A Aviação, depois da indústria salineira, marcaria a segunda etapa de desenvolvimento da ilha do Sal e serviria de base para um terceiro momento marcado pelo desenvolvimento turístico.

De recordar que a aterragem do primeiro avião na ilha do Sal aconteceu a 15 de Agosto de 1939, na planície de Parda, nas proximidades de Pedra de Lume. Um voo protagonizado pelos italianos Carlo Tonini e António Moscateli, a bordo de um Savoia Marcheti, SM83.

Este acontecimento colocaria Cabo Verde na história da aviação comercial internacional, enquanto plataforma importante no Atlântico Sul, ligando Europa ao continente Americano.


Carciana Lima - RTC/Sal

Disponibilizado online por Mário Almeida

Comentários

Publicidade