Notícias

Vitalina Varela é a cabo-verdiana que está na boca do mundo


Vitalina Varela - Atriz
23 Ago 2019 Cultura


Vencedora do prémio Leopardo de Ouro no Festival Internacional de Cinema em Suiça, Vitalina Varela, galardoada como melhor actiz, é uma cabo-verdiana comum, com uma história igual a muitas e dá nome ao filme do realizador Pedro Costa.


Num exclusivo à Rádio de Cabo Verde, Vitalina Varela falou das suas emoções e sonhos que quer realizar depois de expor a sua vida nas telas do cinema.

Ela é de Figueira das Naus, concelho de Santa Catarina e hoje é conhecida além fronteiras. Vencedora do Leopardo de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Locarno, Suiça, Vitalina é hoje uma cabo-verdena feliz por ver sua vida no grande ecrã e a valer-lhe prémio e orgulhosa das suas origens. Ela foi receber seu prémio com seu lenço amarrado á cabeça.

Mas nem tudo são rosas para essa mulher de 55 anos que só conseguiu chegar a Portugal depois da morte do marido, isso de pois de muitos anos a espera de poder viajar e deixando para trás seus filhos, um deles menor.

Chega a Portugal doente, e graças a um amigo que trabalha na associação Moínho da Juventude, que a ajuda a procurar trabalho, ela conhece o realizador Pedro Costa.

Doente, sem dinheiro e sem documentos, Pedro Costa foi o seu mentor e a levou a fazer todas as consultas de que necessitava. E foi nessas idas e vindas de hospitais que Pedro Costa se inteirou da historia de Vitalina.

A ajuda transformou-se em parceria que foi um salto para o sucesso. Vitalina participou num primeiro filme do realizador português Cavalo Dinheiro e depois no filme que leva seu nome Vitalina Varela, e que lhe valeu o prémio Leopardo de Ouro como melhor atriz. Diz que sua historia é igual a muitas outras mulheres, por isso pede fé e esperança às mulheres cabo-verdeanas.

Há seis anos a viver em Portugal longe dos filhos e quase sempre doente, estando neste momento a recuperar de uma cirurgia ás varizes, Vitalina diz esperar que o prémio sirva para realizar seus sonhos, ter uma vida melhor e poder ter seus filhos com ela.


Julieta Tavares - RTC/Praia

Disponibilizado online por Mário Almeida


Comentários

Publicidade