Notícias

ANCV propõe reflexão sobre a escravatura


Escravatura
21 Ago 2019 Sociedade


É que na próxima sexta feira, 23 de Agosto celebra-se o Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição.

 
É neste âmbito que a comunidade académica, os investigadores de ciências sociais e todos aqueles que se interessam pelos fenómenos da escravidão e suas consequências são chamados para uma reflexão a volta do tema. Mesa redonda que conta que além investigadores nacionais com especialistas estrangeiros.

Foi em 1988 que a UNESCO instituiu o 23 de Agosto como Dia Internacional de Lembrança do Trafico de Escravos e sua Abolição. E este ano o Arquivo Nacional de Cabo Verde junta-se a essa comemoração com uma mesa redonda a volta deste assunto.
 
Traz ao nosso país um especialista brasileiro que depois de fazer todo um levantamento sobre as fontes no Arquivo de Cabo Verde vai falar sobre as possibilidades de pesquisa sobre a escravatura, desde o século XVI até os nossos dias, em que se fala muito da escravatura moderna.

De igual forma, a Associação para o Desenvolvimento Humano e Social em África conhecida por SUNRISE4AFRICA, participa no evento com um arquitecto que vai abordar o tema "Tráfico de escravos, novos desafios, novas respostas: Que papel à sociedade civil".

O professor Lourenço Gomes, da Universidade de Cabo Verde, falará sobre as consequências da Escravatura para a África enquanto a investigadora do Arquivo Nacional de Cabo Verde, Cláudia Correia vai centrar-se nas Cartas dos Serviçais em São Tomé e Príncipe, o segredo dos arquivos.


Joana Lopes - RTC/Praia

Disponibilizado online por Mário Almeida


Comentários

Publicidade