Notícias

Cabo Verde acolhe teste inovador para dissalinização de água


Água Dessanilizada
21 Ago 2019 Sociedade


Em 2020 Cabo Verde vai receber o primeiro teste de um inovador protótipo de dessalinização de água criado por uma Start Up norte-americana e que vai funcionar com energias renovavies.


Óscar Melício, coordenador dos estudos preliminares do projeto em Cabo Verde, disse à Rádio de Cabo Verde que este é um projeto inovador, económico e que irá beneficiar, não só Cabo Verde mas todos os países das zonas costeiras e que vivem em crise hídrica.

Num exclusivo à Rádio de Cabo Verde Óscar Melício explicou que o protótipo de produção de água dessalinizada e de energia a partir da mecânica das ondas do mar é um projeto que vai revolucionar a produção de água a partir da dessalinização da água do mar.

O projeto Wave2o, sigla em ingles é uma iniciativa da Start Up norte-americana Resolute Marine Eneregy do Massachutes Institute of Tecnology e do Departamento de Energia dos Estados Unidos.

Segundo o coordenador dos estudos preliminares em Cabo Verde, Óscar Melício, este é um projeto cujo protótipo irá produzir 500 metros cubicos de água por dia e que depois será alargada a 4 mil metros cúbicos de água dia.

Óscar Melício garante que todas as condições já estão criadas para Cabo Verde receber o teste em 2020 e dependendo dos bons resultados dos testes vai-se avançar para a fase comercial do mesmo.


Julieta Tavares - RTC/Praia

Disponibilizado online por Mário Almeida


Óscar Melicio

Comentários

Publicidade