Notícias

Olavo Correia descarta em sede da CPI qualquer irregularidade na concessão do transporte marítimo Inter-ilhas


Olavo Correia - Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças
23 Jul 2019 Economia


O Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças garante que o Governo só interveio no final do processo do concurso de concessão do serviço público de transportes marítimos Inter-ilhas para homologar os resultados.


Olavo Correia foi ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o processo e admitiu a possibilidade de o Estado vir a ter encargos com a Cabo Verde Inter-ilhas, mas que ninguém pode vir a ser prejudicado com a operação, nomeadamente a Cabo Verde Fast Ferry.

Olavo Correia garante: O Governo só interveio no processo do concurso de concessão do serviço público de transportes marítimos Inter-ilhas para homologar os resultados definidos pelo júri.

A Transinsular Cabo Verde, empresa nacional, de capital estrangeiro, foi a vencedora do concurso, mas assegura o Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças que sempre foi vontade do Governo uma solução semelhante à que se conseguiu com privados estrangeiros e nacionais.

E a solução dos 51% para a Transinsular e 49% para os armadores nacionais resulta, no ver de Olavo Correia, de um bom entendimento havido entre os operadores cabo-verdianos que quiseram entrar no processo.

O Ministro das Finanças prefere não falar em números, afirma, entretanto, estar ciente que num primeiro momento, haverá um encargo a ser suportado pelo Estado de Cabo Verde, mas com o sublinhado de o Executivo vir a ser rigoroso na fiscalização das contas da Cabo Verde Interilhas.

Quanto à situação em que fica a Cabo Verde Fast Ferry, Olavo Correia assevera que na operação em curso ninguém pode, injustificadamente, ficar a perder e apresenta a solução já em marcha.

A Comissao Parlamentar de Inquérito sobre o processo do concurso de concessão do serviço público de transportes marítimos Inter-ilhas deverá ouvir nos próximos dias o Ministro da Economia, José Gonçalves.


Jefferson Gomes - RTC/Praia

Disponibilizado online por Mário Almeida


Olavo Correia

Comentários

Publicidade