Notícias

Força Aérea americana homenageia sargento Alberto Montrond falecido no Afeganistão em Fevereiro de 2006


Homenageia Sargento Alberto Montrond
12 Jun 2019 Sociedade


Montrond Hall, ou Salão Montrond, é o nome atribuído pela Força Aérea americana a um espaço na sede dos Serviços Especiais em Boston, em homenagem ao sargento Alberto Montrond, falecido no Afeganistão em Fevereiro de 2006.


Natural do Fogo, Alberto Montrond saiu de Cabo Verde na adolescência e aos 18 anos alistou-se no exército americano. O sargento Alberto Montrond  morreu quando o carro em que ele e mais dois colegas seguiam passou por cima de uma mina terrestre em Fevereiro de 2006.

Montrond, depois de terminar o liceu de Madison Park em Boston, entrou para o exército, tendo seguido para o Afeganistão mais tarde. Depois de cumprir uma missão, preferiu aceitar uma segunda que lhe foi fatal.

Ao morrer, Montrond deixou esposa e dois filhos menores. Estes têm sido resguardados pela família, em especial pela mãe. Eles, no entanto, estiveram presentes no descerramento da placa do Montrond Hall, na sede dos serviços especiais da Força Aérea americana em Boston.

Montrond, primo do militar falecido, diz que a homenagem é um marco para a família, mas também para os cabo-verdianos.

Antes, a família do sargento Montrond recebeu um diploma assinado pelo antigo Presidente Obama e entregue polos embaixador à família em Cabo Verde, e tem uma praça com seu nome em Dorchestre, onde ele vivia.

Montrond, também deputado pelo MpD, reitera que o sargento deu tudo ao exército americano. Alberto Montrond está enterrado na Carolina do Norte.


Alvaro Ludgero Andrade - RTC/Estados Unidos da América

Disponibilizado online por Mário Almeida

Comentários

Publicidade