Notícias

Praia, Mindelo e Portalegre são as cidades escolhidas para as comemorações em paralelo do 10 de Junho Dia de Portugal


António Costa e Ulisses Correia e Silva
15 Abr 2019 Política


As cidades da Praia e do Mindelo e a cidade de Portalegre, em Portugal, foram escolhidas, este ano, para as comemorações, em paralelo, do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.


O Primeiro-ministro Português explica que depois das comemorações terem passado pelo Brasil, Estados Unidos e França, além de Portugal, faltava vir ao continente africano, neste caso junto à comunidade portuguesa em Cabo Verde.

Para o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, pelos laços que unem os dois povos, é natural que a realização das cerimónias do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas aconteçam também em Cabo Verde.

Na Declaração Conjunta da Quinta Cimeira Luso-Cabo-verdiana, os chefes dos dois Governos enfatizaram a decisão das celebrações do 10 de Junho em paralelo na Praia, no Mindelo e em Portalegre, Portugal, como um momento simbólico relevante que testemunha a excelência do relacionamento bilateral que a todos os níveis vem sendo mantido.

Realçaram ainda o papel das comunidades cabo-verdiana em Portugal e portuguesa em Cabo Verde, as quais representam um elemento essencial de ligação entre os dois países.

Em simultâneo, renovaram o compromisso de promover iniciativas conducentes a uma plena integração das respetivas comunidades.


Jefferson Gomes - RTC/Praia

Disponibilizado online por Mário Almeida

Comentários

Publicidade