Notícias

INDP realiza workshop sobre informação oceânica e costeira


Mindelo
15 Mar 2019 Sociedade


A investigação científica é o elemento que deverá suportar o processo de exploração responsável dos recursos haliêuticos e desenvolvimento de uma economia azul almejados pelo país.


Uma linha de pensamento transversal as intervenções registadas na abertura do Workshop internacional sobre “informação Oceânica e Costeira de Apoio aos Recursos Marinhos e Biodiversidade” que decorre no Mindelo.

Durante dois dias, cientistas e técnicos nacionais estão reunidos como colegas das restantes ilhas da Macaronésia, São Tomé e Príncipe e representantes de instituições de referência a nível mundial, em matéria de oceanografia e biologia marítima.

O encontro, que decorre nas instalações do INDP tem como finalidade gerar um conjunto de conhecimentos e projetos que ajudarão o país a orientar, da melhor forma, a sustentabilidade de exploração dos recursos marinhos e a ascensão à uma verdadeira economia azul, admitia Giliard Nascimento que representou a Secretaria do Estado da Economia Marítima na abertura do workshop.

A investigação é o caminho, diz a Presidente do INDP, Osvaldina Silva que apontava à diversidade biológica existente na extensa da zona economia exclusiva de Cabo Verde como um potencial a explorar.

Com um conjunto de apresentações, técnicos nacionais farão um estado de arte da exploração dos recursos haliêuticos no arquipélago e os projetos inovadores que aguardam os impulsos certos, como é o caso da aquacultura.

O workshop tem por meta a elaboração de um plano de ação, em conformidade às necessidades apresentadas pelo país, que poderá contar com a expertise das instituições internacionais envolvidas no processo.


José Pedro Santos - RTC/São Vicente

Disponibilizado online por Mário Almeida


Comentários

Publicidade