Notícias

Nelson Mandela é celebrado esta tarde na cidade da Praia


Nelson Mandela
06 Dez 2018 Sociedade


Há 62 anos, a 6 de Dezembro de 1956, o líder do movimento contra a segregação racial na África do Sul, Nelson Mandela, com 38 anos, é preso com outras 156 pessoas por causa de atividades políticas.


Nelson Mandela foi condenado a prisão perpétua, em 1963, com 45 anos, cumpriu 27 anos, foi libertado em 1990 e em 1993 recebe o Prémio Nobel da Paz.

É eleito Presidente da África do Sul em 1994 e exerce um único mandato até 1999. Nelson Mandela nasceu de Julho de 1918 e morreu a 5 de Dezembro de 2013, aos 95 anos de idade. Foi a enterrar no dia 15 de Dezembro, e no dia 16, os sul-africanos celebram o “Dia da Reconciliação”, um feriado nacional que assinala a união de negros e brancos depois de séculos de segregação e opressão racial.

Em sua homenagem, a Organização das Nações Unidas institui o Dia Internacional Nelson Mandela no dia de seu nascimento, 18 de julho, como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.

Nelson Mandela é celebrado hoje à tarde na Praia. O campus do Palmarejo da Uni-CV é palco de uma conversa aberta “O Legado de Nelson Mandela, a Juventude Africana e o futuro do continente”... é orador Silvino Évora, Professor Auxiliar da Universidade de Cabo Verde.

A abrir falam o Presidente da Fundação Amílcar Cabral, Comandante Pedro Pires, e a Reitora da Uni-CV, Judite Nascimento.


Júlio Vera-Cruz Martins RTC/Praia

Disponibilizado online por Mário Almeida - RTC

Comentários

Publicidade